17.11.2022

O que a parábola da moeda perdida diz sobre vocação?

Toda a parábola possui um ensinamento. A parábola da moeda perdida pode nos mostrar a vocação. Narrada por Lucas, a parábola conta a história de uma mulher que havia perdido uma moeda em sua casa. E estando muito preocupada, acendeu uma lâmpada para varrer a casa e procurá-la com empenho.

Ao encontrar a moeda, seu coração se encheu de alegria e ela chamou suas amigas e vizinhas para comemorar com ela. Confira o trecho:

“8Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, será que não acende uma lâmpada, varre a casa, e procura cuidadosamente, até encontrar a moeda? 9Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que tinha perdido’. 10E eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte”. (Lc 15, 8-10)

Assim como a maioria das parábolas de Jesus, essa encontra paralelos entre sua situação descrita e a nossa vida. Essa parábola é relacionada, frequentemente, com a busca de Jesus e Sua alegria no momento em que o ser humano encontra a Deus.

Mas hoje, queremos trazer uma reflexão um pouco diferente, porém não menos importante. 

Buscou-a diligentemente

O termo diligente significa:

  • Que tem ou denota diligência; ativo, aplicado, zeloso, cuidadoso.
  • Que tem prontidão; rápido, ligeiro.

Uma pessoa diligente é uma pessoa amorosa. Com conduta impecável e alto compromisso com o que se faz, é alguém que inspira comprometimento com a excelência.

De acordo com a Bíblia, ser diligente é ser virtuoso, pois a diligência é considerada uma virtude pela qual nós entendemos que determinada atividade é nossa responsabilidade ou dever.

Portanto, devemos executar com amor, dedicação e seriedade. E são exatamente essas qualidades que precisamos ter, ou melhor, buscar, quando estamos falando da nossa vocação.

O que é vocação?

Vocação vem do latim ‘Vocare’ e significa “chamar”, “convocar” ou “escolher”. A vocação então, nada mais é do que o “nosso chamado”. A obra para a qual fomos criados e chamados por Deus.

Existem quatro tipos principais de vocação, sendo:

  • Vocação Sacerdotal – O chamado de Deus para a vida de sacerdote. Aquele que pauta suas ações em nome de Cristo e se orienta por Ele, sendo também, seu representante na terra.
  • Vocação Matrimonial – Aqueles chamados para a vocação matrimonial, possuem um papel de infinita importância para o presente e futuro da Igreja. São chamados a formar família. Serem pais, responsáveis pelo crescimento, educação e cultivo da fé de crianças e jovens.
  • Vocação à Vida Consagrada – A vocação dos homens e mulheres que entregam suas vidas a Cristo e ao seu próximo. Que dedicam seus serviços à oração, educação, missões e obras de caridade. São também os responsáveis por dar o exemplo de que uma vida plenamente dedicada a Deus é possível, mesmo no mundo em que vivemos hoje.
  • Vocação Leiga – Ainda que esse nome indique pouca importância, a vocação leiga é tão importante quanto as outras. Ser um leigo, é ser um cristão comprometido com a vida espiritual, participante ativo da Igreja e da comunidade, contribuindo para seu próprio crescimento espiritual, de sua família e de todos à sua volta.