19.04.2023

No caminho, com Francisco: Como buscar a Vida Fraterna?

Os escritos de São Francisco de Assis ajudam pessoas a conhecerem mais a espiritualidade de São Francisco, seus ensinamentos e legado

O caminho pela busca da Vida Fraterna não é linear, pelo contrário, é marcada por inúmeros sentidos que devem ser orientados pelos ensinamentos de São Francisco de Assis. 

Enquanto trilhava sua própria direção até Jesus Cristo, o frade fez questão de deixar marcadas suas convicções, ideologias e aprendizados para que fossem espalhados a todos àqueles que desejassem a aproximação com o Senhor. 

“…E que saibam que têm a bênção do Senhor Deus e a minha todos os meus irmãos custódios aos quais chegar este escrito e o copiarem e o tiverem consigo, e o fizerem copiar para os irmãos, e pregarem até o fim tudo que está contido neste escrito.” ( Carta aos custódios, 10)

Em textos, conhecidos como “Os escritos de São Francisco”, ele promove o amor, a paz e a resiliência, sentimentos encontrados em uma realidade de guerra e dor que presenciou ainda jovem e em seu diálogo com Deus, anos mais tarde. 

Durante sua vida, Francisco mudou. Encontrou o Evangelho, em um período turbulento onde encontrava-se aprisionado, e começou a sua peregrinação em busca do Filho de Deus, gravando ocasionalmente seu caminho em palavras que, hoje, servem como uma direção a todas as pessoas que desejam fazer parte da vida franciscana, seja como leigas ou parte da Congregação.

Para São Francisco de Assis, em seus escritos, quem procura pela vida franciscana tem o coração aberto para o encontro com o Espírito Santo, não sendo imposto ao dever de “ser” ou “estar”, assim como ele viveu a sua missão, com liberdade, consciência e livre-arbítrio. 

Quem segue seu caminho, encontra o verdadeiro mistério que habita o mundo e o ser humano. E também tem a oportunidade de compreender São Francisco em toda a sua simplicidade e pobreza quando buscava, incansavelmente, demonstrar seu amor pela Eucaristia, seus irmãos e a Deus. 

Dessa forma, conhecemos sua maneira de pensar e agir, sempre priorizando seu relacionamento com o Senhor e todos os seres da natureza. 

No caminho com Francisco

É imprescindível aproximar-se dos escritos de São Francisco de Assis para tornar o caminho pela busca da fé mais completa e profunda. Afinal, ele nos ensina através de seus aprendizados com o Altíssimo que precisamos desenvolver um relacionamento verdadeiro com nós mesmos, nossos irmãos, com Jesus Cristo e com Deus. 

Apesar de serem textos escritos no século 13, podem ser considerados atuais, principalmente, no mundo em que vivemos, com todas as dificuldades e desafios cotidianos quando precisamos de mais fé e amor ao próximo. 

Para trazer os ensinamentos contidos em seus textos, é preciso realizar um autoconhecimento e saber em quais aspectos da vida você poderá aplicar os dizeres do franciscano.

O caminho para a Vida Fraterna deve ser pautado no sacrifício, no Evangelho, no perdão, na paz e no amor a Deus. Dessa forma, a pessoa irá se tornar uma representante dos ensinamentos de Francisco e do Senhor.

Saiba como implementar alguns de seus escritos:

  • Proteja os animais: Promova comida e água aos seres mais vulneráveis;
  • Encontre o amor: Ao viver pelo Evangelho, você encontrará motivos para amar o próximo como a si mesmo;
  • Faça sacrifícios: Não é necessário abdicar de tudo, como São Francisco de Assis, mas é possível separar alguns momentos para fazer o bem e estar mais próximo ao Senhor. 
  • Busque a paz: Seguindo São Francisco de Assis, é aprendido que ele era um homem da paz, por isso, a saudação franciscana nos remete a isso ao “Paz e Bem”. Então, sempre ir em busca desse sentimento é uma das melhores formas de implementar as escritas do frade.
  • Pratique o perdão: É importante lembrar que Francisco era um homem que inspirava as pessoas ao perdão. Então, para seguir esse ensinamento, a melhor forma é a oração. 

Portanto, quando estiver precisando de uma direção, escolha buscá-la nos escritos de São Francisco de Assis, que lhe auxiliarão a conhecer mais profundamente o frade e ajudarão em seu caminho para chegar até Deus. 

Afinal, não há melhor forma de conhecer alguém do que pelos próprios dizeres que compartilham a sua essência. Então, receber os escritos de São Francisco de Assis com a mente aberta é o caminho para adquirir uma vida mais fraterna, plena, resiliente e feliz.

Paz e Bem!