25.01.2023

Ensinamentos de São Francisco sobre o meio ambiente e a sua importância

Para São Francisco de Assis, todas as criaturas devem ser tratadas como irmãos e irmãs

A questão do meio ambiente e da ecologia é urgente e tem preocupado pessoas comprometidas com a preservação da vida.  E não é para menos, com o desmatamento e o crescente número de animais em extinção, dentro de alguns anos, o mundo não será o mesmo. 

Vivenciamos as consequências das mudanças climáticas, com enchentes e temperaturas cada vez mais extremas. E esses eventos estão ocorrendo em grande frequência. 

As catástrofes fazem com que as pessoas reflitam sobre a forma como estão lidando com o meio ambiente. A partir de São Francisco, poderemos aprender novas formas de nos relacionar e cuidar da Casa Comum.

Nesse artigo, vamos refletir a respeito da importância dos cuidados com o meio ambiente e o que São Francisco de Assis nos ensina a respeito da ecologia e sobre o nosso modo de vida. Acompanhe!

 

Importância dos cuidados com o meio ambiente

Como parte da natureza, o ser humano deveria cuidar, proteger e retirar apenas o necessário para a sobrevivência. Porém, com o avanço da modernidade, houve um avanço da exploração de forma predatória e exacerbada.

E, atualmente, estamos colhendo o que foi plantado. Ou melhor, o que foi retirado. Cada vez mais, a natureza vem nos dando sinais de que o limite foi ultrapassado há muito tempo. 

A importância dos cuidados com o meio ambiente começa quando aprendemos que todos os recursos necessários para a vida, como água, alimentos e matéria-prima provém da natureza, da qual também fazemos parte, pois tudo está interligado.

Há a urgência de debatermos esse assunto e colocarmos como prioridade, pois qualquer ação, em nível local e global, que tomamos hoje a respeito do meio ambiente, trará consequências e impacto para a vida de todos.

 

Mensagem de Papa Francisco

Para o Papa Francisco, em texto publicado no site Franciscanos, as pessoas precisam agir quando são advertidas sobre “uma grave diminuição da qualidade do ar ou do aumento da produção de resíduos que não são adequadamente tratados”. 

Dessa forma, é necessário suscitar responsabilidade, respeito e boa relação com o meio ambiente, adotando práticas que sejam sustentáveis. 

É preciso que a sociedade trabalhe de forma orgânica para a criação de um mundo mais saudável e habitável para todos, seres humanos e animais.

 

Ensinamentos de São Francisco de Assis

Um dos principais ensinamentos de São Francisco de Assis, protetor da natureza e padroeiro da ecologia, sobre o meio ambiente, é que todos nós somos irmãos e irmãs de todas as criaturas, pois viemos da mesma Mão que tudo criou. 

Para São Francisco, nós somos parte da família da criação, tendo o sol, a lua, as estrelas, a mãe terra e as criaturas como irmãos e irmãs. Dessa forma, quando destruímos o meio ambiente, estamos agredindo a nossa própria família. 

No pensamento fransciscano, a ecologia é um estudo universal que abrange várias causas e aspectos da humanidade, como direitos humanos, justiça social e a paz. 

Há uma grande preocupação com o futuro para que as novas gerações não sofram com a exploração e degradação dos recursos naturais ocorridos nos últimos tempos. 

O desenvolvimento sustentável, responsável e ecológico deve promover uma qualidade de vida para todos, estabelecendo novas práticas que favoreçam a vida.

O pensamento de que o mundo não é apenas propriedade dos humanos e, sim, de todas as criaturas que coabitam a Casa Comum deve permear a mente de todos. 

O Papa Francisco nos ensina e convoca: todos somos chamados a sermos guardiões:  guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros. Fundamentalmente, tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!

E quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Peço, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos “guardiões” da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!