24.11.2021

Chegada das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt ao Brasil

No ano de 1938, a violência e a perseguição nazista se faziam sentir em todas as partes da Alemanha. 

As Irmãs, do Convento de Ingolstadt, sofriam com a perseguição nacional socialista. Muitas foram proibidas de dar aulas e trabalhar nas escolas, outras, convocadas para cuidar dos feridos da guerra. Cresciam a insegurança e as perguntas “O que Deus quer de nós, nesse momento?”

Após muita oração e discernimento, decidiram que era hora de começar uma nova frente de missão e o Brasil foi o país escolhido. “Mas quem iria?”, todas sabiam que talvez essas, nunca mais poderiam voltar para sua terra natal. Não havia muitos recursos financeiros, mas intenso amor a JESUS e desejo de manter-se fiel ao Evangelho e a sua proposta de vida. 

 As Irmãs se reuniram e um sorteio foi feito, a sorte caiu sobre as Irmãs Fridolina Lautner, Cáritas Ficker, Concórdia Steger, Thekla Zeller e Gabriela Martin. Essas jovens Irmãs partiram para a nova missão em setembro e, no dia 12 de outubro de 1938, chegaram no Brasil, para estabelecer a Congregação das Franciscanas de Ingolstadt, na Terra de Santa Cruz.

Desembarcaram no Rio de Janeiro e de lá se dirigiram à Aiuruoca, Minas Gerais. Iniciaram o trabalho no hospital para os pobres e doentes. Realizaram também trabalhos na paróquia, principalmente com os jovens, que formaram a base da nova escola Santa de Edwiges, sob a direção da Irmã Fridolina. 

Após 9 anos de atividades em Aiuruoca, as Irmãs transferiram-se para São Paulo. Em 1947, compraram, das Irmãs Servas do Espírito Santo, a pequena escola primária Nossa Senhora Aparecida, localizada na Zona Sul de São Paulo, fundada em 1937, pelas famílias da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt estão em vários estados no Brasil, África e Alemanha, atuando em colégios, obras sociais, creches, pastoral missionária, pastoral da juventude, da criança, do idoso, entre outras.

Ao pequeno grupo de pioneiras, muitas outras jovens se uniram com o desejo de seguir o carisma franciscano. Viver o evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo em obediência, sem nada de próprio e pureza de coração, sob a inspiração de São Francisco, como Irmãs do Vale das Graças.

Atuação e missão das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt no Brasil 

Atualmente as Irmãs trabalham em Colégios e Centros de Acolhimento e Serviços Pastorais em São Paulo, Minas Gerais, Pará e Paraná. 

Também na Evangelização, atuando na administração de Paróquias, Coordenação da Catequese, Pastoral da Criança, Grupos de Jovens, visitas às Comunidades, presidindo casamentos, celebrações de exéquias, procissões, romarias entre outras experiências que fazem parte da vida e do dia a dia das Comunidades.

Em todas essas ações, as Irmãs são movidas pela Missão de seguir Jesus Cristo Pobre, Crucificado e Misericordioso, como Irmãs de todos, para promover e restaurar a Vida, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças. 

Uma Missão divina que preenche de alegria, motivação, vigor e entusiasmo o coração das Irmãs que se entregam, com generosidade, na concretização de ser e semear graças e bênçãos por onde passam e atuam.