05.04.2023

Exame de consciência: Um caminho para a Ética da Vida

O exame de consciência reflete sobre escolhas, atitudes, palavras… grande oportunidade para corrigir rotas e realinhar caminhos.

Pessoas são seres capazes de agir, pensar e moldar as decisões em prol de atender igualitariamente a razão e as vontades. Mas, para encontrar a vida plena é necessário refletir sobre a Ética da Vida, que envolve os valores e princípios ensinados para a convivência harmoniosa em sociedade.

Esta Ética nos liberta para começarmos uma nova fase, desenvolvendo a capacidade de cuidado, para nós mesmos, com o próximo e a natureza. Para Leonardo Boff, este início tem como base a esperança de transformação da sociedade, tornando-a mais organizada e justa.

E para isso acontecer, é dever de cada irmão e irmã realizar seu próprio exame de consciência e ter a coragem de julgar a si mesmo, trazendo à luz a seus acertos, mas principalmente, aos erros cometidos ao longo de sua caminhada em busca de uma vida mais holística. 

Afinal, os seres humanos tendem a ser mais do que corpo e mente, são seres espirituais que devem aprender a trabalhar seus anseios, dúvidas e certezas para desenvolver o convívio em sociedade, sem deixar de lado a sua verdadeira face.

Exame de consciência: Coração aberto à verdade

Segundo o Papa Francisco, o coração de uma pessoa é um campo de batalhas, onde há o lado do bem, representado por Deus e o Espírito Santo que nos ensina a fraternidade, caridade e atos benevolentes; e o do mal, que envolve atos mundanos, como a cobiça, vaidade e o orgulho.

Ao realizar o exame de consciência, é descoberto o que acontece em seu coração e há a compreensão do grande dom que o Espírito Santo concedeu a cada um de nós.

Por isso, nessa hora, é de grande importância reconhecer todos os pecados, até mesmo aqueles que, à primeira vista, parecem ser irrelevantes. Não pode ser esquecido nenhum detalhe, afinal, tudo deve ajudar a preparar a consciência para desenvolver todos os princípios que moldam a Ética da Vida.  

Durante esse momento, julgar a si mesmo é um ato de humildade que deve ser realizado para receber a graça de Deus. Jesus nos ensina que “…aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14,11), portanto, cabe a pessoa ser honesta e depositar todas as suas verdades no Pai. 

Apenas dessa forma, há o encontro da salvação e a reflexão sobre todas as ações tomadas ao longo da vida. Com isso, é possível, também, identificar tudo o que acontece ao redor, na sociedade e no ambiente familiar. 

Através do exame de consciência, as pessoas encontram caminhos para entender seus pensamentos, comportamentos e descobrem como desenvolver a Ética da Vida, que deve incluir a compaixão. 

Exame de Consciência e a Compaixão  

Ao realizarmos o exame de consciência, abrimos uma porta para encontrarmos o caminho da compaixão. É identificado os atos altruístas feitos ao longo da vida ou em um período de tempo. 

Além disso, este momento nos ajuda a compreender melhor as ações humanas, fortalecer a empatia com o próximo e a tolerância para ajudarmos as pessoas na busca pela aceitação plena.

É importante separar alguns minutos do dia, cotidianamente, para fazer o exame de consciência e entender se a rotina foi desenvolvida através de Deus e Espírito Santo ou se foi o espírito mundano que ajudou a trilhar o caminho. Essa avaliação foi proposta pelo Papa Francisco em sua missa celebrada em 2018 e, segundo o Pontífice, é necessária para compreender o coração e o sentido de Cristo na vida. 

Portanto, para descobrirmos qual é a Ética da vida, devemos realizar o exame de consciência, aprender a julgar a nós mesmos e a construir uma vida baseada em compaixão e nos ensinamentos de Jesus Cristo.