20.10.2021

Aprenda mais sobre espiritualidade com a Congregação

Espiritualidade

A espiritualidade é um dom de Deus dado ao nosso para atender a uma necessidade particular da Igreja e da sociedade. 

Ela brota de sua experiência pessoal com o Criador, de um aspecto particular de seu mistério, isto é, o amor compassivo com Ele pela humanidade expresso em sua Encarnação. Disto nasce o caráter específico, ou seja, a espiritualidade de nossa Congregação.  

Para expressar o amor compassivo com o Criador à humanidade consagrado no mistério da Anunciação e Encarnação, a Congregação prevê: Pastoral, Educação formal e não formal, Social, Médica e qualquer outra, de acordo com a necessidade do tempo e de um determinado lugar. 

Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida. Alguns encontram essa conexão com a religião, ou com o divino. 

O Significado da espiritualidade:

A espiritualidade é a conexão do humano com o Divino. Espiritualidade vem de uma palavra do Latim muito interessante: spiritus, que também quer dizer “sopro”. Portanto, espírito é o sopro divino que existe em cada um de nós, é a essência da nossa alma. Cada pessoa é uma alma e o espírito é essa energia que nos torna existentes, parte da criação. 

A espiritualidade na vida santa:

Ser um povo que ama uns aos outros, que ama a Deus, que vive uma vida santa, que vive em harmonia e comunhão uns com os outros, é ter essa espiritualidade.

Para ter tal congregação, é necessário, em primeiro lugar, que os pastores estejam à altura do pastor do Novo Testamento. Aqui está o segredo de uma congregação sagrada e espiritual. 

A espiritualidade na bíblia sagrada: 

Atos 20:28

No Novo Testamento em Atos 20:28: “Cuidai, pois, de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu superintendentes, para apascentar a igreja de Deus, que Ele comprou com o seu próprio sangue. ” 

Isso significa que devemos cuidar para que seja tudo o que Deus e a Bíblia exigem de um servo.

Testemunho de Paulo

“Fazei o que aprendestes, recebestes, ouvistes e viste em mim; e o Deus de paz estará convosco.”

Aqui, ele diz que Jesus fez dele um padrão de toda a espiritualidade para com todos os que acreditam no Criador. Isso não significa apenas longanimidade, mas em todas as graças da vida na Congregação.

Os caminhos para a espiritualidade são:  

1: O amor compassivo por Deus e compaixão pelos necessitados.

2:  Seguir o Senhor, conforme a sua palavra, que é o lema da Congregação. 

3: O zelo missionário apostólico e o Pequeno Caminho da Infância Espiritual.

4: O espírito contemplativo de Marta, Maria e Lázaro de Betânia, um verdadeiro lar onde Jesus conheceu a amizade e a hospitalidade.

A espiritualidade na contemplação de Deus:

Contemplar é ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus. Se tivermos esta feliz união com Deus, encontraremos Nele a luz, a força e a consolação. 

Este espírito contemplativo, “perfuma a comunidade” e integra nossa vida.   “Ir onde a voz dos pobres nos chamar”.   

Contemplação e Mística são dons de amor Que a Trindade Santa nos concede gratuitamente, No silêncio profundo de nosso coração, Na paixão e compaixão do amor misericordioso é a espiritualidade em si.

A espiritualidade na Reencarnação de Jesus:

A Encarnação de Jesus nos leva a viver uma espiritualidade encarnada na realidade. Em Jesus conhecemos Deus-feito-gente, que age na história, revela o amor de Deus Pai/Mãe por nós e por toda a criação, anuncia e inicia o Reino de Deus: a transformação e libertação da humanidade das amarras do pecado social e pessoal existentes na realidade.

Espiritualidade em nós:

A nossa espiritualidade e carisma estão contidos nas palavras do Evangelho de Lucas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu. Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres…” (Lc. 4.1).

O nosso relacionamento com Deus pode acontecer de diferentes formas, como pela participação na Congregação, a  leitura e reflexão  da Bíblia, a oração e outras atividades. Por isso, devemos entender qual é a importância da espiritualidade em nossa vida e como isso pode influenciar vários aspectos.

O que a espiritualidade faz por nossas vidas?

  1. Melhora a saúde mental

Um dos principais benefícios de termos uma vida espiritual está relacionada com a saúde mental. Ter uma vida espiritual ajuda que a pessoa entenda a sua importância, sentindo-se como alguém útil. Que se relaciona com Deus e, portanto, nunca está só.

  1. Contribui para os relacionamentos interpessoais

O viver em harmonia com o próximo, é um dos princípios mais conhecidos da Bíblia. O convívio em uma comunidade é importante para que aprendamos a lidar com a opinião do outro, respeitar as diferenças e crescer em união.

  1. Ajuda a aumentar a autoestima

Sabermos que tem um Deus que nos ama e que se preocupa com cada um de nós é uma forma de manter a autoestima elevada. Muitas pessoas se sentem sozinhas e desamparadas, às vezes sem amigos ou motivação para viver, porém, reconhecer o amor Dele nas suas vidas pode fazer toda a diferença.

  1. Traz mais motivação no dia a dia

Uma vida sem propósito pode diminuir nossa motivação e nos levar a um estado de desânimo e, até mesmo, depressão. Esse é um problema que também acontece no meio, porém, a espiritualidade pode ajudar a nos motivar para encararmos nossos problemas, medos e desafios.

  1. Reduz o estresse

A espiritualidade pode ser desenvolvida de várias maneiras, pela oração, na vivência das  obras de misericórdia, no estudo da Bíblia, meditação, por meio da arte, entre outras opções. Dessa maneira, os congressistas costumam encontrar nessas atividades uma forma de estar mais conectados com Deus e com o próximo.