01.11.2016

Dia de Todos os Santos

Seville - The ceramic tiled Last judgment scene by Ramos Resano on the facade of church Iglesia de San Pedro from end of 19. cent.
Seville – The ceramic tiled Last judgment scene by Ramos Resano on the facade of church Iglesia de San Pedro from end of 19. cent.

 

No dia 1° de novembro, era celebrado no Brasil, o Dia de Todos os Santos. Atualmente esta solenidade é celebrada no domingo seguinte ao dia 1 de novembro. Nessa festa do calendário cristão, são lembrados e homenageados todos os santos e mártires, conhecidos ou não, canonizados e não canonizados.

Origem

A origem da celebração está ligada aos antepassados de outra data comemorativa: o Halloween. Há cerca de 2000 anos, onde hoje está localizada a Irlanda, Inglaterra e Norte da França, os celtas já tinham o hábito de cultuar os espíritos. Eles comemoravam seu ano novo no dia 1° de novembro, data que marcava o fim do verão e o início de um período sombrio, com um rigoroso inverno. No dia anterior, 31 de outubro, eles acreditavam que a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se desfazia, e as almas podiam passear livremente sobre a Terra. Nesse dia, era realizado um festival chamado Samhain, quando os druidas utilizavam esse momento de presenças espirituais para fazer previsões sobre o ano seguinte.

Mais tarde, por volta do ano 40 d.C., os romanos haviam conquistado boa parte da região. Esse povo também realizava um festival semelhante ao Samhain, chamado Feralia, sempre no final de outubro, quando era celebrada a passagem dos mortos para outra vida. O convívio entre dois povos gerou a mistura de suas tradições.   Foi então, durante a Idade Média, que o catolicismo passou a imprimir sua marca sobre as antigas práticas pagãs, se apropriando de algumas delas. Isso aconteceu com o Samhain-Feralia. No século IX, o papa Bonifácio IV definiu que no dia 1° de novembro deveria ser comemorado o Dia de Todos os Santos, sugerindo a troca da celebração de todas as almas pela homenagem aos santos cristãos. A celebração de todos os mortos no calendário católico foi definida no século XIII e passou a ser feita no dia 2 de novembro, Dia de Finados. (icalendario.br.com)

Sculpture of an angel boy in the tomb of a child in a cemetery
Sculpture of an angel boy in the tomb of a child in a cemetery

Nesta festa celebramos todos os nossos queridos que já partiram para a Eternidade. Viveram na fé, cumpriram sua Missão aqui na terra, combateram o bom combate, findaram sua carreira. O que permaneceu? O amor, o bem que fizeram, as obras de misericórdia… Que todos eles intercedam por nós, para que possamos guardar a fé e cumprir nossa Missão, respeitando cada criatura.

Todos os Santos de Deus, rogai por nós!