22.02.2022

Como se desenvolver na espiritualidade: dicas para você se aproximar de Deus

Você sente em seu coração o anseio por uma vida com novas e mais aprofundadas experiências de Deus? Assim como você, muitos jovens estão buscando, e a Espiritualidade Franciscana sempre foi uma referência assim como as grandes escolas espirituais: beneditina, carmelitana, agostiniana, dominicana, entre outras.

São Francisco de Assis também foi um jovem de grandes buscas, queria viver com intensidade.  Buscou a Deus e viveu tão fortemente unido a Ele a ponto de proclamar com toda a sua alma: “Meu Deus e meu Tudo”! Fez a forte experiência de encarnar o Evangelho no seguimento de Jesus Cristo, um apaixonado projeto de vida! 

Em contraste, vivemos em um mundo acelerado, somos a todo momento expostos a informações pela internet, televisão, rádio, celular, redes sociais e grupos de WhatsApp.

É um exercício corajoso desligar-se de todos esses apelos e conectar-se com sua interioridade, silenciar tantas vozes exteriores para ouvir, dialogar e se encontrar com Aquele que nos habita.

Afinal, o que é espiritualidade?

Antes de falarmos sobre como desenvolver a espiritualidade, precisamos entender seu significado e como se apresenta em nossas vidas.

O conceito de espiritualidade tem sua raiz na palavra “spiritus” que significa: respiração, sopro ( ruah ), energia vital, hálito, vida, purificação. É o movimento de inspirar, isto é, trazer para dentro (  uma grande inspiração ) e expirar, soltar para fora, lançar em determinada direção, projetar( uma grande prática).  É vida segundo o ritmo do espírito.  É um modo de ser, viver e fazer sob uma grande inspiração. (Frei Vitório Mazzuco – Ofm)

Em nosso artigo “Quais caminhos percorrer para se aprofundar na vivência espiritual”, explicamos que viver a espiritualidade não consiste em apenas fazer orações, devoções, leituras, meditações e frequentar templos. Tudo isto é consequência de um caminho espiritual. Por isso, quando nos referimos a espiritualidade, usamos o termo “viver a espiritualidade” ao invés de “praticar ações espirituais”. Como reflete Sérgio Barbosa Rodrigues, mestre em teologia e professor da PUCPR, a espiritualidade:

“É como a seiva da árvore: não está à vista, mas nutre, faz crescer e produz fruto”.

Espiritualidade para São Francisco de Assis

Para refletirmos a espiritualidade de São Francisco, precisamos compreender as suas qualidades e virtudes: homem intuitivo, sensível, livre, ousado, corajoso, criativo, possuía um coração generoso e, de forma poética, expressava sua profunda experiência de Deus. Em seu percurso de conversão, essas qualidades foram aprimoradas pela Graça, transformando-o numa referência do humano.

Viveu o Evangelho na radicalidade, identificando-se com Jesus, buscando em tudo fazer a Vontade do Pai. Na sua humildade, buscava unir-se cada vez mais a Deus e, a partir dessa experiência, desejava a confraternização com todos os seres. Para ele, toda a criação deveria ser reverenciada e respeitada fraternalmente, pois provinha das mesmas Mãos que lhe deram a vida.

Como desenvolver a espiritualidade?

Tempos diários

Reserve um tempo diário para a oração. Se possível, sempre no mesmo horário, de preferência, no período do dia em que você se percebe com melhor disposição para rezar e estar na Presença de Deus.

Espaço Sagrado

Jesus nos diz: “Quando orares, entre em seu quarto, fecha a porta e ora ao Teu Pai em segredo”. Mt 6,6 Lembre-se também de desligar-se de distrações externas: celular e outros aparelhos eletrônicos.

Invoque o Espírito Santo

Peça que o Espírito de Deus a conduza e inspire em seus momentos de oração.

Reze com a Bíblia

Nos tempos fortes de oração você pode utilizar os salmos, trechos do Evangelho, do Novo Testamento, ou outros textos que sirvam de inspirarão em seu percurso espiritual.

Seja grata

Pratique a gratidão. Preste atenção aos presentes com que Deus a cumula, todos os dias. Valorize suas conquistas, mesmo que pequenas. A gratidão é um sentimento transformador, abre nossos olhos para perceber e valorizar o que é bom.

Pratique o perdão

Praticar o perdão é uma grande oportunidade para nos libertarmos de sentimentos como angústia, mágoa e ódio. Quando perguntaram a Jesus, quantas vezes devemos perdoar, Ele respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Mt 18, 21-22

Caderno de anotações

Tenha um caderno no qual você poderá registrar suas inspirações, orações, trechos da Bíblia que a inspiraram em seu tempo forte com o Senhor.


Fontes:

https://www.franciscano.org.br/comunicacoes/artigos/item/132-a-espiritualidade-franciscana-e-sempre-um-assunto

http://ofsabaete.blogspot.com/2013/06/