14.09.2016

REFLEXÃO SOBRE O DIA DA EXALTAÇÃO DA CRUZ

10-jesus-na-cruz-luz-sol-por-amarelo-laranja[1]f

“Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde adoremos!”

Na sexta feira santa, ao iniciarmos a adoração da Santa Cruz, com o sacerdote, nós cantamos estas palavras expressas acima. Uma cruz nos é apresentada, nela está a salvação do mundo. Convida-nos a adorá-la pois foi nela que nosso Deus provou o maior gesto de amor que aconteceu na história da humanidade. Porque não adorar? Adorá-la para exaltá-la e a exaltamos num dia de festa, 14 de setembro, mês em que a ‘irmã terra’ nos presenteia com coloridas flores.

Quando falamos da Santa Cruz, vem em nossa mente o sofrimento, e isso pode nos deprimir ou entristecer porque não passamos do “lenho da cruz”, quando porem a exaltamos e adoramos vem em nossa alma um amor tão grande que nos transforma num seguidor de Cristo, pois a proposta dele é esta: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me!” (Lc 9, 23) O seguimento de Cristo nos leva a salvação, que está na Santa Cruz de Cristo. Exalta-la é olhar, contemplar com todo amor de que somos capazes pois nela está o amor de Deus. Exaltando a Santa Cruz, exaltamos o amor que temos no nosso coração, capaz do amar incondicionalmente, se entregar até as últimas consequências aos irmãos e irmãs. É na Santa cruz que encontramos forças para carregarmos a nossa cruz, a cruz das limitações e do cotidiano. Quando carregamos a nossa cruz do jeito que é, somos ‘outros cristos’ para a humanidade.

Com alegria e esperança, festejamos a Santa Cruz, amando-a, adorando-a e nos transformando no amor de Cristo, pois é o amor que nos salva, nem que soframos, morramos. É a Santa Cruz que glorifica nossos atos, pensamentos e sentimentos. Se somos cristãos, como não acolher a cruz e adorá-la?  Ela nos salva, nos transforma.

Ir. Inês dos Santos Nascimento