25.10.2020

Amar a Deus e ao próximo.

 

Para Jesus são inseparáveis, o amor a Deus e o amor aos  irmãos. “Não se pode amar a Deus e ignorar o seu próximo. O que é amar a Deus? Como se pode amar alguém a quem nem sequer é possível ver? Ao falar de amor a Deus, os hebreus não pensavam nos sentimentos que podem nascer no nosso coração.

A fé em Deus não consiste num «estado de ânimo». Amar a Deus é simplesmente centrar a vida nele para viver tudo, desde a sua vontade.

Por isso, acrescenta Jesus o segundo mandamento. Não é possível amar a Deus e viver esquecido das pessoas que sofrem e a quem Deus ama tanto. Não existe um «espaço sagrado» no qual nos possamos «entender» a sós com Deus, de costas para os outros.

Um amor a Deus que esquece os seus filhos e filhas é uma grande mentira. A religião cristã resulta-nos hoje a muitos, complicada e difícil de entender.

Provavelmente necessitamos, na Igreja, de um processo de concentração no essencial para nos desprendermos de acréscimos secundários e ficarmos com o importante: amar a Deus com todas as minhas forças e amar os outros como me quero a mim mesmo”. (Antonio Pagola)