21.11.2017

Missão no Dia dos Pobres

“Venha participar da minha alegria” – Mt 25, 21.

Esse foi o tema que moveu as ações do último dia 18 de novembro para a missão do Santuário São Francisco, localizado no Centro da cidade de São Paulo/SP.

Como o Papa Francisco declarou, o 33º Domingo do Tempo Comum, como o Dia dos Pobres, realizamos, na região abrangente ao Santuário, uma tarde missionária envolvendo paroquianos e os interessados nesta “luta” e acolhimento pelos menos favorecidos.  

Foi uma tarde de alegria e contemplação do Cristo no rosto daqueles que muitas vezes são discriminados e não vistos pela sociedade. As ações foram realizadas na Ocupação (antigo prédio do INSS) e no “Chá do Padre” com as pessoas em situação de rua. Em ambos houve interação com os participantes, servimos o lanche e para as crianças teve brincadeiras diversas.

No olhar e na receptividade de cada uma das pessoas com as quais tivemos a possibilidade de encontrar, via-se o Rosto de Cristo, ora transfigurado pela falta de um banho, de uma barba feita, de um cabelo cortado. Nesta transfiguração, ao poucos, via-se a alegria de serem acolhidos com um sorriso (alguns tiveram a possibilidade do banho e corte de cabelo) e com um gostoso chá e um pedaço de pão.

Com certeza esses momentos ficarão na lembrança de cada um dos participantes.  Esse é realmente o evangelho de “sentir-se participante dessa alegria”. Que essa alegria de servir a Deus de várias maneiras transforme o cotidiano de cada um de nós.

Paz e bem!