Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças – Moju / PA

– Iniciado em dezembro de 1990 –

Desde os últimos dias de dezembro de 1990, duas Franciscanas de Ingolstadt, Ir. Érica Strasser e Ir. Telma Coêlho Barbosa assumiram viver e trabalhar entre os pobres de Moju, no extremo Norte do Brasil.

Moju significa, na linguagem indígena, Rio das Cobras, tornando-se este o nome do rio e da cidade. Para chegar a esta cidade, era preciso atravessar a cidade de Belém e a Baía de Guajará com uma das grandes embarcações de dois andares, de até 800 passageiros. Depois de uma hora e meia pela baía, somava-se mais uma hora e meia em um velho ônibus por estradas de chão, poeirentas e esburacadas, que, em tempo de chuvas, eram alagadas e intransitáveis, até o Rio Moju que, por sua vez, era atravessado por pequenos barcos ou numa enorme balsa, até a outra margem onde se encontra a cidade. Desde 2002, é possível acessar Moju pela estrada asfaltada e uma ponte de 868m de comprimento sobre o Rio Moju.

Toda a região de Moju é rica em frutos da terra e em cenários naturais, mas a população enfrenta alguns desafios socioeconômicos e sociais: moram em casas muito simples e lutam diariamente por melhores condições de vida. Em meio a esta realidade, as Irmãs, se esforçam e se preocupam, acima de tudo, com a formação de líderes e de catequistas, para que seja garantida a instrução e a vivência da fé. Depois, cuidam da pastoral familiar, fazendo visitas às famílias, promovendo encontros e retiros para casais; dirigem cursos da Bíblia e Evangelização, organizando até grandes Congressos da Juventude. Com o povo, preparam a Liturgia, os murais e o calendário da Paróquia. Assim atendem e orientam a Pastoral Paroquial e a caminhada de Evangelização de todo o município de Moju, atingindo uma extensão aproximada de 10.000 km2.

Em memória ao belo trabalho desenvolvido pelas Irmãs, uma escola de Moju leva o nome de “Tia Érica”. Na verdade, Ir. Érica, preocupada com o enorme número de analfabetos, havia iniciado uma pequena escola municipal, com o esforço pessoal e de pessoas voluntárias.

Hoje, além da Pastoral Paroquial e de Evangelização, as Irmãs também estão à frente da Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, acompanhamento da JUFRA, ajudam na Escola Catequética, acompanhamento das comunidades na cidade e no interior.

Missão do Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças

A Missão das Franciscanas de Ingolstadt em Moju se concretiza através da educação da fé, da formação dos valores do Evangelho e do cuidado com a vida, atuando na Catequese de crianças, jovens e adultos, na formação de lideranças, na Pastoral da Criança e da Saúde, visitas às famílias e aos doentes, e na conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Dinamização do Serviço de Animação Vocacional – SAV