Centro Comunitário N. Sra. de Fátima – Altamira / PA

– Iniciado em 1973 –

O Bispo Dom Eurico Kräutler, sabendo que as Franciscanas de Ingolstadt vivem e trabalham no meio do povo, em 1973, pediu que três Irmãs fossem em missão para o extremo Norte do Brasil, pois, apesar de saber que a Congregação era numericamente pequena e que as Irmãs se distanciariam de suas casas do Sul por mais de 4.000 km, era preciso que a Igreja se fizesse presente em Altamira/PA, simultaneamente com a grande obra de construção da Transamazônica. Irmã Érica Strasser foi a primeira a seguir o chamado do Bispo Eurico para o Norte e se tornou discípula, não só pelo nome, mas pelo real engajamento e amor pelos pobres e desamparados. Com ela foram as Irmãs Adelina Faciochi e Stefânia Fath.

Ponto inicial da Transamazônica, na década de 70 e 80 , Altamira deixou de ser uma pacata cidadezinha com apenas 5 mil habitantes para tornar-se a populosa cidade de 60 mil habitantes, na maioria migrantes e aventureiros, vindos de todos os cantos do Brasil e também de outros países sul-americanos, à procura de ouro e riquezas, na mata amazônica.

Hoje, Altamira e toda a região está sendo impactada por mais um grande projeto: a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte, que tem como responsável a Empresa Norte Energia. Por causa do empreendimento, houve um salto populacional de 100 para 140 mil habitantes em menos de 5 anos. A cidade não estava preparada para tanto e se ressentiu da falta de infraestrutura em todos os sentidos. Os desafios cresceram, são enormes. A presença das Irmãs constitui uma pequena fagulha querendo contribuir nas respostas que precisam ser dadas em relação ao cuidado com os humanos, com a natureza (meio ambiente) e com a missão pastoral. É preciso estar onde está o povo e ajudá-los a apaixonar-se e entusiasmar-se por Cristo. São muitos os bairros na cidade aonde as Irmãs ainda não chegaram. Elas são poucas e reconhecem que o método de trabalho precisa ser dinamizado. Por onde e com quem  começar? 

Na medida do possível, as Irmãs em Altamira continuam se dedicando, primeiramente, à pastoral paroquial, tomando parte não só no planejamento e execução de todas as programações da Paróquia, como de toda a Prelazia do Xingu. Continuam dando encontros de Catequese e cooperam com aulas no Centro de Formação de Líderes das diversas pastorais e movimentos eclesiais. O trabalho exige empenho total, devido à falta de instrução do povo, mobilidade interna, insegurança das famílias que foram recolocadas, falta até do mais necessário.

O clima úmido e quente, a praga de mosquitos, são dificuldades sempre presentes e supõem grande espírito de sacrifício e doação. “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou” (At 3,6), poderiam dizer as Irmãs, dando de si mesmas, sua presença e seu amor doação.

Missão do Centro Comunitário Nossa Senhora de Fátima

Transformar o vale de lágrimas em Vale de Graças, promovendo e restaurando a vida em todas as dimensões do ser, colaborando na organização e dinamização da Ação Pastoral Evangelizadora, à luz da Palavra de Deus, das Diretrizes da Prelazia do Xingu, como Franciscanas de Ingolstadt, numa postura de acolhimento e fraternidade.