Santo do dia

São Tiago Apóstolo

25 de Julho de 2018

Tiagor Maior, um dos Boanerges (= filhos do trovão), juntamente com seu irmão, São João, é um dos primeiros três apóstolos chamados por Jesus. Como seu irmão João, não é um “pobre pescador”, mas filho de Zebedeu, provavelmente dono de uma cooperativa de pescadores do Lago de Genesaré. Deu uma resposta radical a Jesus: “abandonando o barco e seu pai, seguiu Jesus”. Sua índole forte e ardente se mostra diante do comportamento hostil dos samaritanos que negaram hospitalidade a Jesus: “Senhor, devemos invocar o fogo do céu para que os devore?” Tiago foi o primeiro a responder à pergunta de Jesus: “Podeis beber o cálice (o sofrimento) que eu vou beber?” “Podemos !” Foi vítima da perseguição pelas autoridades judaicas: jogado no cárcere e flagelado, “alegrou-se muito, por ter sido digno de sofrer torturas pelo nome de Jesus” . (Atos do Apóstolos)

Herodes, por um simples cálculo político, durante as festas pascais do ano 42 “começou a perseguir alguns membros da Igreja, mandou matar à espada Tiago, irmão de João, e, vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro”. (Atos dos Apóstolos)

Segundo uma tradição, o Apóstolo teria sido o primeiro evangelizador da Espanha. Para revigorar esta tradição, no século IX, o bispo Teodomiro de Iria afirmou ter reencontrado as relíquias do Apóstolo Tiago e desde aquela época, Iria, que tomou o nome de Compostela, tornou-se a meta preferida de todos os peregrinos da Europa.

São Tiago Maior é o Padroeiro da Espanha.

São Tiago Maior, rogai por nós!