Santo do dia

São Luís da França

25 de Agosto de 2024

Preferia assinar Luís de Poissy, isto é, com o nome da localidade em que foi batizado, afirmando que a dignidade mais alta tinha recebido lá. Não se importava com as outras honras, mas, como o seu povo o houvesse coroado rei aos doze anos, quis desempenhar as funções de rei com escrupulosa perfeição.

Sob as vestimentas de seda, trazia sempre o cilício da penitência. Muitos achavam exagerado o tempo que ele dedicava à oração. “É engraçado – comentava o jovem soberano – reprovam como um crime a minha devoção, mas não diriam uma palavra de crítica se eu gastasse todo esse tempo na caça ou no jogo.”

Nascido em 1214, foi feito rei da França aos 22 anos de idade. Casado, teve 11 filhos, aos quais ele mesmo deu uma ótima educação. Distinguiu-se por um grande amor aos pobres. De várias partes, até de Roma, recebia conselhos interesseiros de fazer guerra ao imperador Frederico II, mas o ajuizado rei não se deixou levar, ao contrário, fez-se apaziguador entre o papa e o imperador.

Realizou várias expedições para a libertação do sepulcro de Cristo. Uma vez ficou quatro anos na Terra Santa. Na última cruzada foi atingido pela peste e morreu às portas de Túnis, à 25 de agosto de 1270. Uma de suas irmãs, Isabel, é venerada como bem-aventurada.

São Luís, rogai por nós!