Santo do dia

São José de Anchieta

09 de Junho de 2024

São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil. Nasceu em 19 de março de 1534 em São Cristóvão de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, e chegou com 19 anos ao Brasil. Sacerdote, missionário, professor, historiador, gramático e poeta, considerado fundador da literatura, teatro e poesia brasileira. Exerceu a função de médico e enfermeiro, aprendendo com os índios a utilização das plantas medicinais e escreveu sobre zoologia e botânica do Brasil.

Seu nome está escrito entre os fundadores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras. Ao lado do Pe. Nóbrega, negociou a paz com os índios tamoios, escrevendo durante os cinco meses que permaneceu como refém, o famoso poema à Virgem Maria. Em 09 de junho de 1597 morreu em Anchieta, Espírito Santo e foi proclamado Apóstolo do Brasil.

Nos 44 anos que viveu no Brasil, foi respeitado e venerado por todos: índios, portugueses, espanhóis e brasileiros. Pelo esplendor de suas virtudes: humildade, coragem, paciência, benevolência, caridade, espírito de oração, pela fama de milagreiro e pelo culto que o povo brasileiro sempre lhe prestou, o Papa João Paulo II o proclamou Beato, no dia 22 de junho de 1980.

São José de Anchieta, rogai por nós!