Santo do dia

São Filipe e São Tiago

03 de Maio de 2024

Ambos nasceram na Galileia e foram discípulos e apóstolos de Jesus Cristo, e por Ele deram a vida.
De São Filipe temos a bela exclamação de seu amigo Natanael : “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus! Venha e veja!” e quando Jesus fala do mistério da Trindade, o pobre Filipe o quer simplificar demais : “Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta” (Jo 14,8). Durante o acontecimento da multiplicação dos pães, Filipe também participou deste milagre. Jesus perguntou a Filipe: “Onde compraremos pães para que todos possam comer?”
A tradição afirma que Filipe morreu crucificado e suas relíquias foram transportadas a Roma e colocadas junto às de São Tiago na Igreja dos Santos Apóstolos. Este seria o motivo pelo qual a Igreja latina festeja os dois apóstolos no mesmo dia.
São Tiago, Menor, foi Bispo de Jerusalém. Na sua Epístola leem-se fortes expressões: “Ricos, chorai por causa das desgraças que estão para vos sobrevir. O salário, do qual privastes os trabalhadores que ceifaram os vossos campos, clama aos céus…”
Segundo o historiador hebreu, José Flávio, o apóstolo teria sido condenado ao apedrejamento no ano de 61 do Sumo Pontífice Anás II que se aproveitou da morte do Festo para eliminar o Bispo de Jerusalém.
São Filipe e São Tiago, rogai por nós!