Santo do dia

São Barnabé – Apóstolo

11 de Junho de 2024

Quase tudo em São Barnabé é extraordinário, a começar por ele ser chamado Apóstolo, mesmo que não pertencesse aos Doze, mas, figura de primeira grandeza na fervorosa comunidade cristã em Jerusalém.

Os apóstolos o escolheram para a evangelização da importante metrópole de Antioquia, onde os discípulos, pela primeira vez, foram chamados de CRISTÃOS. Como houve tantas conversões, Barnabé foi para Jerusalém pedir para levar consigo o recém-convertido Saulo, Paulo.

A extraordinária dupla começou a levar o Evangelho para as terras pagãs. Em Chipre, pátria de Barnabé, associou-se a eles o jovem primo de Barnabé: João Marcos, o futuro evangelista. Paulo e Barnabé, duas personalidades diferentes, que se completavam recíprocamente foram para Listra, na Licaônia. Lá, São Paulo curou um pobre paralítico.

À vista disso, a multidão exclamou: “Deuses em forma humana vieram a nós” e chamavam Barnabé de Júpiter e a Paulo Hermes. Escritos apócrifos falam de uma viagem de Barnabé a Roma e do seu martírio acontecido mais ou menos pelo ano 70, em Salamina, pelos mãos dos judeus da diáspora que o teriam apedrejado.

São Barnabé, rogai por nós!