Santo do dia

Santa Maria Madalena

22 de Julho de 2024

No capítulo VII de São Lucas, após haver descrito a unção da pecadora que aparece de repente na sala do banquete e derrama nos pés de Jesus perfumados unguentos e suas lágrimas de arrependimento e, depois, os enxuga com os próprios cabelos, prossegue assim o Evangelho: “Depois disso, Jesus andava por cidades e aldeias… Os doze o acompanhavam, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças; Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana … e várias outras, que os serviam com seus bens”.

Jesus disse também sobre ela: “Seus muitos pecados são perdoados porque muito amou”. Madalena seguiu e assistiu Jesus com as outras mulheres até a crucifixão. À Madalena, em lágrimas por ter encontrado o sepulcro vazio e a pesada pedra removida, Jesus se dirige chamando-a simplesmente pelo nome: “Maria!” e a ela confia a notícia do grande mistério: “Vai dizer aos meus irmãos: eu subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus”.

Segundo uma antiga tradição grega, Maria Madalena teria ido viver em Éfeso, onde teria morrido. Nesta cidade moravam também João, o apóstolo predileto de Jesus, e Maria, a Mãe de Jesus.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!