Santo do dia

Nascimento de São João Batista

24 de Junho de 2024

“Profeta do Altíssimo” foi, no Antigo Testamento, prefigurado por Isaías e Jeremias e, de modo superior, consagrado no ventre materno para anunciar o Redentor e preparar os homens para a sua vinda. O Evangelho refere os prodígios que acompanharam o seu nascimento.

Zacarias dá ao filho o nome que Deus lhe indicara pelo anjo e logo recupera a voz que perdera e, cheio do Espírito Santo, prediz o glorioso destino da criança: “Irá adiante do Senhor para Lhe preparar os caminhos e anunciar ao povo a ciência da salvação”. João era como que a aurora da salvação e, como tal, nos convida a celebrá-lo no dia 24 de junho. A Igreja considera o nascimento do Batista como um Natal de estio, prelúdio do Natal do Salvador.

O grande São João que Jesus declara “o MAIOR dentre os nascidos de mulher”, diz, no apogeu da sua fama e do seu maior sucesso como pregador, humildemente: “É necessário que Ele (Jesus) cresça e eu diminua!”

As fogueiras se São João que a velha tradição popular acende pelos outeiros e as tão queridas festas juninas vêm completar a solenidade litúrgica. “São João, São João, acende a fogueira no meu coração!”

São João Batista, rogai por nós!