17.01.2019

VIII Caminhada Franciscana da Juventude

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Hélder Câmara

Com esse pensamento inicio um pouco da história da Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ) de 2019, que este ano foi em Curitibanos. Curitibanos é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população, a partir dos dados do IBGE, é de quase 40 mil habitantes.

Fizeram-se presentes aproximadamente 700 jovens de vários estados. Neste ano, a proposta do percurso foi de 62 Km, estes foram de asfalto, com lama, com chuva, com muitas pedras, subidas, descidas… para deixar o percurso bem “receado de emoções”. O tema da caminhada foi “SÃO FRANCISCO E O SULTÃO, ROMPENDO FRONTEIRAS NO DIÁLOGO PELA PAZ E CORAGEM“, e o lema “E todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13,35)

IMG-20190111-WA0008
Trajeto de 62km realizado pelos jovens na Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ)

Os momentos de espiritualidade deixaram forte a marca de um Deus que nos ama imensamente, independentemente das nossas fragilidades. Desde o início da caminhada, em Frei Rogério no “Sino da Paz”, até o final, na Igreja Matriz Imaculada Conceição, cada passo foi vivido com grande emoção, ternura, fé, amadurecimento, amor e no final, na Matriz, cada participante teve a possibilidade de entregar TUDO ao pés de Jesus Eucarístico em forma de oração pessoal… aquilo que ao longo do caminho foi pensado, rezado e sentido na sua intimidade com Deus. Isso, na frágil fração do incenso que cada um recebeu na mística inicial da caminhada. Ao longo do percurso cada um dos caminhantes pode perceber seus limites, aqueles que ao longo de seus dias traz consigo.

Agora deixo aqui o testemunho de uma jovem que participou da caminhada, Elidia Viana – Postulante.

“Com o coração cheio de alegria venho dar meu testemunho de tudo que vivi na Caminhada Franciscana da Juventude. Foram vários momentos especiais que marcaram minha vida. Quando começou, coloquei um propósito para conseguir chegar até o final, minha vocação e os dois anos de noviciado que terei a partir deste ano. Foram 62 km divididos em três dias, no caminho tive muitos sinais de Deus, o silêncio também me ajudou neste trajeto. Teve sol, chuva, muito barro, pessoas especiais que me ajudavam a seguir e Deus em tudo. No sábado em que choveu eu vi muitas vezes minha vida, os medos, ansiedades e a vontade de desistir, mas Deus sempre me mostrava algo que me ajudava a continuar, muito cansaço e dor, mas nada disso me impedia de caminhar. No último dia já não estava aguentando, meu pé doía muito, exausta, mas a cada portão de uma casa tinha a imagem de Nossa Senhora que me dava força pra aguentar. A missa foi linda, receber Jesus me deu ânimo de continuar, foi incrível! Quando cheguei no final do trajeto agradeci muito a Deus por Ele ter me sustentado, dancei para louvar tudo o que realizou na minha vida nestes dias. Quero agradecer à família que me acolheu com tanto carinho, atenção e amor, ao Frei Diego, por nos proporcionar esse momento, a cada jovem que coloriu esta caminhada e a minha Congregação Irmãs Franciscanas de Ingolstadt. Tudo foi resposta para mim, principalmente quando queimei o incenso diante do Santíssimo, foi a resposta maior para mim. Quando cheguei no final percebi que vão aparecer muitos obstáculos em minha trajetória, mas se estiver firme em Deus, conseguirei chegar. Gratidão é o que resume essa caminhada. O corpo e os pés podem até estar doendo, mas a alma está renovada. Estou com meu coração alegre para buscar a cada dia viver os dejetos de Cristo em minha vida. Meu muito obrigada à todos que contribuíram para está caminhada acontecer. Que Deus abençoe e ilumine a todos que doaram pouco do seu tempo para preparar tudo”.

Irmã Ana Karoline, Irmã Isabel e Irmã Elídia, durante a CFJ.
Irmã Ana Karoline, Irmã Isabel e Irmã Elídia, durante a CFJ.

Confira também o testemunho da postulante Ana Karoline:

Mais que uma simples caminhada! É a Caminhada Franciscana da Juventude! 700 jovens. 62km. Muita garra e determinação. Muita alegria e dor. Muito sol e chuva. Muitas pedras e lama. Uma caminhada que com certeza ficará eternizada nos corações de cada um dos que se envolveram e se empenharam de maneira direta ou indireta. Desde o início, levei comigo louvores e agradecimentos ao Senhor… Sobretudo, uma intenção mais que especial para a fase que vou adentrar: meu noviciado na Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt! Iniciei colocando, diante do altar de Deus por intercessão de Nossa Senhora, todos os meus pecados e limitações, que me impedem e me afastam da graça, queimando e entregando mais uma vez, minha vida diante do Messias. Aquelas cinzas foram passadas em minha testa, como sinal de penitência, onde a chuva que caiu no mesmo dia, veio me lavar e purificar, fazendo que eu me recordasse das águas do meu batismo. Cada parada, cada meditação, cada encenação me levavam a me auto-questionar: Quem é Deus para mim?
Aquele pequeno pacotinho que foi entregue a cada jovem para colocarmos nossas intenções também me marcou muito! O silêncio da madrugada, com a oração do santo terço e o escuro me levavam a contemplar a verdadeira luz que é o próprio Cristo. Em diversas vezes, me pegava olhando para o chão, com medo de cair, receio de pisar no lugar errado e escorregar, e simplesmente me esquecia de admirar e contemplar a irmã natureza que me cercava com grande alegria e leveza! E assim, muitas vezes, ajo em minha vida, olhando para baixo com medo, e perdendo o mais belo! As famílias acolhedoras, o carinho em cada sorriso, o olhar e expressão de cansaço de cada irmão que ali ajudava, o abraço que amparava nos momentos mais difíceis e a certeza que Cristo estava conosco em cada passo me fortaleciam e impulsionavam para prosseguir confiante. E a chegada! Aaahhh… a chegada! A chegada com a entrega de tudo aquilo que vivenciamos diante do Rei dos Reis! Deixando exalar como incenso cada pedido, agradecimento e louvor ao Altíssimo! Louvado sejas meu Senhor pelo irmão Sol, irmã Lua, irmã água, irmão vento, irmãs estrelas e pela mãe Terra que esteve conosco durante todo o percurso nos acalentando… Diante desta caminhada, pude perceber que é assim mesmo a caminhada da vida, e que chegar ao céu um dia, depois de tudo o que vivemos, também deve ter esta sensação, porém, com uma saciedade maior da alma! Afinal, “Caminhando é que se chega lá, onde os olhos não podem enxergar, pé na estrada, fé no coração, São Francisco é nossa inspiração…” É assim que eu desejo caminhar ao longo da minha trajetória! Fico com esta pergunta questionadora: Quem é Deus para mim?
Deixo para você também que acompanhou meu testemunho esta pergunta: E para você, quem é Deus? Valeu CFJ2019!

Com certeza cada um fez o seu encontro pessoal com Deus, como eu também fiz. Agradeço mais uma vez a possibilidade de traçar este caminho junto com toda a Juventude Franciscana.

Paz e bem! Irmã Isabel