03.12.2017

Vigiar para receber Jesus

burning candle isolated on black background

Neste primeiro domingo do Advento começa a nossa preparação para o Natal. Decerto modo, cada um de nós e convidado para receber Jesus. Como devemos preparar-nos?

No Advento a Igreja nos pede uma atitude vigilante. É o que dizemos na oração da Missa: ”Ó Deus todo-poderoso, avivai nos vossos fiéis, ao começar o Advento, o desejo de acorrerem ao encontro de Cristo, acompanhados pelas boas obras.”

O Evangelho deste Domingo traz essas palavras de Jesus e seus discípulos: “Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento… O que vos digo, digo a todos; “Vigiai”. De que maneira devemos vigiar? Para manter este estado de vigília, é necessário lutar, porque a tendência nesse período é pensar apenas nas coisas materiais; as festas, os presentes, a ceia de Natal, etc .Por isso o tempo do  Advento vem nos despertar dessas distrações e centrar a nossa atenção no significado mais profundo do Natal: Jesus que vem a este mundo. Por isso é um período forte, de oração, de preparação, de purificação. Vigilância também significa ler e meditar os Evangelhos, especialmente, os primeiros capítulos de Mateus e Lucas, que narram o Nascimento de Jesus. Fazer, se possível em família, a Novena do Natal. Também estaremos alertas se cuidamos com esmero da nossa oração pessoal, conversando com Jesus, como fazemos com uma pessoa querida, que nos compreende e nos ama. Hoje também pedimos a Deus no salmo: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos.” Para isso, faremos um bom exame de consciência, que nos permite enxergar de que maneira nós estamos separados, quase sem o percebermos, da verdadeira vida cristã: pela preguiça, soberba, mentira, gula, impureza nos pensamentos, palavras e ações. Por tudo isso, recorremos ao Sacramento da Confissão, para preparar o nosso coração para receber Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

Assim comprovaremos o que São Paulo escreve na segunda leitura: “Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso”.

       Dom Carlos Lema Garcia (Bispo Auxiliar de São Paulo, Vigário Episcopal para a Educação)