22.03.2017

Vida de São Francisco de Assis

Monk friar blessing with doves in a public cemetery in Southern Brazil.

Início:

Vamos conhecer, resumidamente, a vida deste nosso grande inspirador. Seu pai chamava-se Pedro Bernardone, veio de Luca, Itália, e se estabeleceu e Assis. Pertencia à família dos Moriconi, conceituada como tecelões e negociantes de tecidos. A mãe, Dona Joana, (Pica), veio da região da Provença, França, do lugarejo chamado Aissision.

Francisco era o filho mais velho. Nasceu em fins de 1181, ou no princípio do ano de 1182 e foi batizado na Catedral de São Rufino, em Assis, no dia 26 de setembro de 1182. No batismo recebeu o nome de João, escolhido pela mãe e parentes.  O pai, que se encontrava ausente numa viagem de negócios através da França, quando regressou, decidiu mudar o nome do menino para Francisco.

Desde jovem, ajudava no estabelecimento comercial de seu pai e mostrava grande aptidão para fazer comércio, porque possuía modos educados e tinha imaginação, tanto assim, que chegavam a comentar que ele era “mais ganancioso e mais esperto que o pai”. Todavia, tinha um grave defeito, não era econômico, mostrava-se loucamente pródigo com os amigos, que eram muitos!!! Sendo o moço mais rico de Assis, adquiriu também a fama de “o maior gozador”. Frequentemente reunia seus companheiros de vida noturna e, juntos,  faziam barulhentas “farras” em sua cidade. As “farras” consistiam  em laudos banquetes, com muita comida e bastante bebida, e depois, totalmente embriagados, percorriam as ruas da cidade cantando a plenos pulmões, versejando, rindo e fazendo mofas, perturbando o repouso e o sono dos pacíficos cidadãos.

Sabia também respeitar os mais velhos e os pobres. Quando se iniciava no comércio de tecidos, tratou mal um mendigo que pedira esmola. Arrependeu-se profundamente daquele comportamento e nunca mais negou uma esmola a quem lhe pedisse por amor de Deus…

Naquela época aconteciam muitas guerras, disputas e grande movimentação política, combates entre reis, entre príncipes e entre nações.  Os habitantes de Assis tiveram que pegar em armas para defender o próprio solo, numa guerra entre plebeus e nobres, porque estes queriam anexar Assis à república de Perugia. Cheio de ideais, Francisco almejava ser um grande cavaleiro. Desde criança, ouvia os mais velhos contar e também lia as famosas histórias do Rei Arthur e seus companheiros da Távola Redonda. E aqueles textos heróicos impregnaram sua mente. Por isso, ficava sonhando em ser também um cavaleiro do Santo Graal (o cálice Sagrado que guardava o precioso Sangue de Jesus), queria percorrer o mundo e derramar o seu sangue por grandes causas. Por esta razão, alistou-se com os companheiros para defender Assis. Foram a combate, mas logo foi preso e passou um ano atrás das grades.

(Continuaremos no próximo capítulo)