08.12.2016

Solenidade da Imaculada Conceição

shutterstock_190122845

Gênesis 3, 9-15.20; Efésios 1, 3-6.11-12; Lucas 1, 26-28

Maria era uma jovem da cidade de Nazaré.

Vida normal, coisas de todos os dias, os cuidados da casa,  o cântaro com água, o tear para fiar tecidos, as tâmaras, damascos e  figos,  as festas religiosas, a sinagoga, mulher prometida em casamento a José.

Num determinado momento há dentro do coração daquela mulher um convite.  O Deus de seus pais, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó dela se aproxima e pede suas entranhas, sua vida para realizar seu velho sonho:  viver e conviver com os homens que tinham sido criados à sua imagem.

Na plenitude dos tempos  o Verbo, a Palavra de Deus viria morar na casa dos homens, comer o pão de suas mesas, cantar as cantigas de suas gargantas, alentar os desalentados e ensinar a todos a lição do amor sem restrições.

Era necessário  um seio de mulher que fosse a terra para a semente. Mas era preciso uma criatura transparentemente pura, uma mulher imaculadamente transparente.

E assim  os planos eternos do Amor inventaram  Maria, a Imaculada, aquela cujo sim é sim e não, é não, aquela que não conheceu o dilaceramento terrível que conhecemos. Nós que queremos o bem, que sonhamos com as estrelas, mas vivemos o drama do pecado.

A mulher que Deus inventou para Mãe do Verbo encarnado  tem um belo nome: Imaculada.  Ela não conheceu tragédia dessa divisão interior que todos os mortais viemos.

“Que  direi, que elogio farei da Virgem  ilustre e preclara?   Ela é superior a todos, com exceção de Deus; por natureza é mais formosa que os querubins, serafins, e todo o exército angélico. Nem a língua do céu, nem a da terra ou mesmo a do anjos são suficientes para louva-la. Ó santíssima Virgem, pomba pura, esposa celeste, Maria, céu, templo e trono da divindade!  O Cristo, sol que resplandece  no céu e na terra, te pertence! És a nuvem luminosa que fizeste descer  do céu o  Cristo, raio brilhante para iluminar o mundo”  ( Santo Epifânio, bispo).

         Hoje é a solenidade bela de Maria, Imaculada.

(site – franciscanos.org.br)