04.10.2016

São Francisco de Assis

IMG_0610“A presença de Francisco, nosso irmão e nosso Pai, era efetivamente um facho de luz, era um farol. E era-o não apenas para os que mais intimamente convivíamos com ele, mas até para tantos outros, cujo teor de vida era bem diferente do nosso. Um clarão que irradiava d’Aquele que é a Verdadeira Luz, e iluminava mesmo os que se encontravam na escuridão da morte, dirigindo-lhes os passos pelos caminhos da paz. O Sol Nascente aureolava- lhe o coração e inflamava- lhe o espírito, fazendo dele um foco brilhante como sol do meio-dia, levando-o a pregar o reino de Deus, a transformar corações empedernidos em corações dóceis, a converter a malvadez em bondade, a conquistar para o Senhor um mundo novo. O seu nome ecoou nas paragens mais distantes, os seus prodígios foram admirados em toda a terra.

    Enquanto o espírito lhe animara o corpo, o seu aspecto não era bonito – antes pelo contrário. Os sofrimentos atingiam-lhe todo o organismo, e pela contração dos nervos os membros tinham adquirido uma rigidez quase cadavérica. Pois com a morte tudo se inverteu: ficou com um aspecto maravilhoso, irradiante de candura, que encantava todos os que o viam. E os membros, anteriormente rígidos, tornaram-se extremamente flácidos, sendo possível dobrá-los em qualquer posição natural, como os membros duma criança.

 Portanto, meus irmãos, dai graças e louvores ao Deus do Céu pelo benefício que nos concedeu, e recordai a memória de Francisco, nosso Pai e nosso Irmão, para louvor e glória d’Aquele que o enalteceu entre os homens e o glorificou entre os anjos.  E sem deixardes de rezar por ele – em conformidade com o que ele mesmo pedira – rezai sobretudo por sua intercessão, para que Deus nos faça compartilhar com ele da sua Glória. Amém”. (Carta de Frei Elias a toda a Ordem)

 

Queridas Irmãs! Que o Senhor que nos conceda a graça de vivermos o amor que inflamou São Francisco de Assis. Que Ele nos ajude a observar, fielmente, o Evangelho do Seu e nosso Senhor Jesus Cristo; plenifique o nosso coração com a paz, alegria, o Seu entusiasmo pelo Senhor! Que tenhamos o Seu espírito de pobreza e de amor, para vivermos com a mesma intensidade a paixão por Seu Deus e nosso Deus! Ajude-nos a iluminar o mundo com o Evangelho de Jesus para que Ele possa ser caminho, verdade e vida para os que sofrem e perderam a esperança, para todos aqueles que encontramos em nossos caminhos.

  Paz e Bem!   Ir. Romana