21.11.2018

Santa Elisabeth

Celebrar a festa de Santa Elisabeth neste anos de 2018, é contemplar mais uma vez, as grandes maravilhas que Deus operou e opera em cada um de nós, principalmente em cada membro da nossa Congregação.

Santa Elisabeth nasceu no ano de 1207. Muito jovem ainda, foi dada em casamento a Rei Luis e tiveram três filhos. Dedicada à meditação das realidades celestes e tendo, depois da morte do marido, abraçado a pobreza, mandou construir um hospital, onde ela mesma servia os enfermos. Morreu em Marburgo, no ano de 1231 e foi canonizada em 1235 pelo Papa Gregório IX.

Elisabeth da Ungria passou por esta vida como um meteoro luminoso de esperança. Lançou luzes na escuridão de muitas almas. Levou alegria aos corações dos aflitos. Quem poderá contar as lágrimas que secou, as feridas que cicatrizou, o amor que despertou? 

A Santa não recuava diante de nenhuma obra de caridade, por mais pensas que fossem as situações. 

Sua mensagem ganha força em suas duas grandes paixões: a paixão por Cristo e a paixão pelos pobres.Uma dupla paixão que a coloca em perfeita sintonia espiritual e carismática com Francisco de Assis.

Celebrar Santa Elizabeth, é fazer memória também da nossa história.

Diz a Crônica da nossa Casa Mãe: “Enquanto o altar-mor foi consagrado em honra de S. João Batista e S. João Evangelista, o Convento recebeu como padroeira Santa Elizabeth, e sua festa foi solenemente celebrada pelo Convento pela 1ª vez, em 19 de novembro de 1488”. Portanto, há mais de 500 anos.

As Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, vindo para o Brasil, continuaram cultivando a memória de Santa Elizabeth. Em 1966, a Congregação foi organizada em Região com o nome de “Região Brasileira Santa Elisabeth”. A Sede da Congregação no Brasil também a tem como Padroeira e hoje nossa unidade mantida mais nova, situada numa região de grande pobreza, leva também seu nome: “Colégio Franciscano santa Isabel”.

No ardor ainda das celebrações dos 742 anos de fundação, 80 anos de presença no Brasil e 10 em Luanda, unamo-nos em prece de louvor, de ação de graças e de súplica ao Deus Uno e Trino, por intercessão desta nossa grande Padroeira, para que possamos, fortalecidas individualmente e com a adesão de novas vocações, manter vivo o carisma das Franciscanas de Ingolstadt e sermos portadoras da paz e do bem por onde andarmos e onde estivermos.

Celebramos este dia festivo com uma Santa Missa, seguida por um solene almoço, que culminou com uma peça teatral encenando um milagre ocorrido na distribuição de pães aos pobres, pela Santa. Seu esposo quis saber o que havia embrulhado em seu avental. Ela lhe disse que eram rosas do jardim. Quando abriu o avental, a pedido dele, surpreendeu-se com lindas rosas, no lugar dos pães. …. Foi uma emocionante encenação. Parabéns às artistas!!!

Que santa Elisabeth interceda por nós.