10.08.2020

Santa Clara e o Milagre Eucarístico

A cidade de Assis, no ano de 1240, Foi ameaçada pelo  Imperador Frederico II. Ele decretou que seu exército se alojasse e cercasse toda a cidade de Assis, para devastá-la e saqueá-la, inclusive o Mosteiro de Santa Clara.

Num dos ataques, os sarracenos se aproximaram do Mosteiro onde Santa Clara vivia com suas Irmãs religiosas; elas foram ao encontro de Clara,  assustadas e cheias de medo, pedindo socorro. Santa Clara, com a saúde comprometida e muito enfraquecida, estava  acamada.

Ao ver a aflição e angústia de suas Irmãs, pediu que a levassem até a porta do Mosteiro, bem na frente dos inimigos, levando junto a custódia com a Hóstia Consagrada e suplicou, com lágrimas nos olhos:

“Ó Meu Senhor, queres colocar as tuas servas indefesas nas mãos dos pagãos, as mesmas que por amor a Ti eu eduquei? Senhor, eu te peço, protege estas tuas servas, porque eu sozinha não posso salvá-las!” Instantaneamente ouviu um sussurro de criança, vinda da custódia: “Eu as protegerei sempre!”

Clara orou, elevando a Hóstia Consagrada em direção aos inimigos e à cidade: “Meu Senhor, protege também, se é a tua vontade, esta cidade, que nos sustenta pelo teu amor”.

E Jesus a tranquilizou: “Terá que sofrer duras penas, mas a minha proteção a defenderá”.

Clara confortou suas Irmãs, em lágrimas: “Eu garanto, minhas filhas, que não sofrereis nenhum mal; somente tende fé em Cristo!”

 Logo em seguida as tropas desertaram, deixando os muros que tinham escalado, derrotados pela energia interior de Santa Clara e pelo fulgor da Hóstia Consagrada, que ofuscou intensamente os olhos dos soldados. 

Solenemente, em nossa Comunidade, fizemos a Novena de Santa Clara, após a oração do terço e das vésperas.

E hoje é a sua grande festa. Que ela interceda por nós, por nosso povo e nossa Pátria, libertando-nos de todos os inimigos, amém!

Santa Clara, rogai por nós!

(Ir. Mírian Simon)