04.07.2017

Retiro

Início de Retiro, tempo de solidão e oração, que visa nos oferecer a oportunidade para nos dispormos a um encontro pessoal com Deus.

O Fiat cotidiano de Maria se insere como fruto mais genuíno da oração. Rezemos a Deus, não para que a nossa vontade seja feita ou tão pouco para convencer Deus a mudar a sua vontade para conosco. A verdadeira oração tem, no exemplo de Maria, um itinerário seguro para partir de Deus e chegar até Ele. Partir de Deus porque Maria nos ensina como encontrá-Lo no mais profundo de nossa alma. Chegar até Ele por que o sentido de nossa existência e a vontade de Deus para conosco é a nossa união mais profunda com Ele por meio da aceitação da sua vontade em nossas vidas. “Fiat”, uma expressão latina que significa “faça-se” – é uma das facetas mais profundas de Maria. (reflexão da tarde)

Em procissão, apesar do vento gelado, fomos ao encontro da imagem de Maria, cantando e louvando a Deus por tê-la escolhido como nossa Mãe e intercessora, através de seu divino Filho Jesus. Ela nos entrega este Filho amado, que faz morada em nosso interior, tornando-nos seu Templo Sagrado. Ali a coroamos como Mãe, Rainha, Consoladora, Refúgio… “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Pedimos ao nosso Bom Deus misericordioso as luzes do Espírito Santo, o dom da sabedoria, para que possamos ser capazes de saborear a voz do Senhor que se manifesta em cada circunstância da nossa vida.