26.03.2020

RETIRO QUARESMAL – Quinta-feira da 4ª. Semana

(Istock)

“Vós não quereis vir a mim para terdes a vida…”

(Ex 32,7-14; Sl  105(106); Jo 5,31-47)

Às vezes, parecemos crianças teimosas que duvidam constantemente do seu próprio querer, e mudam seus anseios conforme os ventos.

Uma das coisas que mais me intrigam é a presença da nossa massa juvenil em propostas ambíguas ou perniciosas. Como mariposas, os jovens são atraídos pelo brilho efêmero de uma luz falsa que irá queimar suas preciosas asas. “Vou experimentar”, disse o jovem de 23 anos, e pouco depois já estava contaminado pela aids. Problema para ele, e para os pais dele. Quando o “querer” não está bem focado, as decisões são perigosas e duram tanto quanto o tempo de uma galinha choca: 21 dias! Mudam-se os parceiros segundo os sentimentos, e estes são muito instáveis.

Contudo, os pobres e os jovens são um lugar teológico e apostólico privilegiado para todos nós. Ambos estão cheios de vida e criatividade. Estamos num câmbio de época que nos atinge a todos, pois faz emergir um novo sujeito. Eu sou a LUZ, eu sou a VIDA, disse Jesus. Acreditemos na sua palavra, e deixemos que ela toque o nosso verdadeiro ser e “querer”.

Hoje vamos rezar sobre as decisões importantes da vida (ou morte) que vamos realizando. Precisamos discernir bem, antes de tomar uma decisão essencial e fundamental. Discernir para melhor decidir. Ter a audácia do impossível diante do pessimismo reinante; sempre confiantes no Senhor.

Sigo o roteiro de oração que venho praticando (presença de Deus, oração preparatória…).

O texto par orar é do Evangelho de hoje, segundo João 5,31-47. Leio devagar essa passagem da Bíblia, e para onde mais me tocar ou sentir que Deus me fala. O pedido da graça é: Senhor, que eu me afeiçoe cada vez mais à Sua pessoa e à Sua proposta…Faço silêncio interior e deixo que essa petição ecoe na minha mente e coração.

Finalizo com um colóquio de amizade, podendo até recorrer a alguns versículos do Salmo 106. Depois escrevo brevemente como me senti, nesse tempo de oração e o que mais me tocou.