02.03.2017

Quaresma

spiritual man in silhouette at sunset
spiritual man in silhouette at sunset

Na Quaresma, nós nos preparamos para celebrar a Páscoa, maior e mais importante festa do nosso calendário litúrgico católico. E a Igreja nos convida a realizar os “exercícios quaresmais” do jejum, da esmola e da oração.

Com o “jejum”, procuremos ser sóbrios no alimento e no uso dos bens, partilhar o pão com quem tem fome, lembrando que “não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Façamos o jejum e a abstinência de carnes, como recomenda a Igreja, na Quarta- feira de Cinzas e na Sexta- feira Santa. Mas todas as sextas-feiras da Quaresma são dias de penitência.

Com a “esmola”, procuremos ajudar o próximo em suas necessidades, praticar as obras de misericórdia e colaborar nas iniciativas de caridade e solidariedade social; vivamos honestamente, deixando de lado toda prática corrupta, injusta e desrespeitosa ao próximo.

Mediante a “oração”, busquemos com mais intensidade o encontro pessoal e comunitário com Deus, a sintonia com a sua vontade e a prática dos seus mandamentos. Participemos intensamente nas celebrações da Igreja e acolhamos a palavra de Deus.

A Campanha da Fraternidade, também neste ano, nos convida a ficarmos atentos à dimensão social e fraterna da nossa fé católica. Cuidemos bem da natureza ao nosso redor, ela é nossa “casa comum”, onde vivemos o amor ao próximo, ou deixamos de fazê-lo. A Quaresma nos propõe um itinerário de revisão de vida e de avaliação sobre nosso jeito de viver, enquanto cristãos e católicos. E os exercícios quaresmais, se forem realizados bem, podem ajudar-nos a renovar a vida cristã, com a ajuda da graça de Deus.

E a penitência, onde fica? A Quaresma também é tempo de penitência, de arrependimento, conversão e confissão dos pecados. A penitência, mais do que a simples mortificação, é a constante disciplina para orientar a vida pelos caminhos de Deus e do Evangelho de Cristo. Convido, pois todos a valorizarmos a Quaresma. Outras regiões valorizam seus “tempos fortes”, como o Ramadã (muçulmanos), ou o Yom Kipus  ( judeus). O “tempo forte” de penitência e renovação da vida, para os católicos, é a Quaresma.

Façamos bem o nosso caminho quaresmal, orientados pela Palavra de Deus e da Igreja, para celebrar a Páscoa, purificados pela Paixão de Cristo e renovação em sua Ressurreição.

                                               Cardeal Odilo P. Scherer (Arcebispo de S. Paulo)