31.07.2018

Promover o outro

Na época de Jesus, havia muitos grupos nômades, o que fazia com que possuíam uma visão egoísta: não se importavam muito com os outros. O grande milagre que Jesus fez, na multiplicação dos pães, foi com que as pessoas se importassem umas com as outras. Seu gesto foi referência para todos,  ninguém passou necessidade e até sobrou muito. Foi um gesto divino – partilha: promover o outro. Jesus olhou para as pessoas e se importou com elas. Quando todos se alimentaram, Jesus ordenou que recolhessem tudo o que sobrou. Ele se importou do começo ao fim. Alimentou e ainda cuidou para que nada fosse desperdiçado. Seu gesto nos ensina a olhar para o lado, ver a necessidade do outro: Ele olhou e percebeu que estavam cansados e famintos.

Quantas pessoas sedentas e famintas encontramos e nos importamos? O menino tinha cinco pães e dois peixes. Se tivesse sido egoísta e guardado para si, para suas necessidades, não haveria a multiplicação. São nossas atitudes do dia a dia que provam quem somos, do jeito que somos. Vamos observar e aprender com Jesus através de seus gestos e atitudes. Partilhemos nossos dons, fazendo com que a vida melhore a nossa volta. Sempre esperamos uma iniciativa dos outros. E o que eu posso fazer, o que devo fazer?

A mudança vem de nossas atitudes – partilha – fruto do importar-se com o outro. Talvez alguém só precise de um sorriso, de um aperto de mão, de um abraço… Na celebração Solene de “Corpus Christe”, estava a meu lado um senhor. No momento do abraço da paz, o abracei, desejando-lhe a paz de Cristo  e depois, emocionado, veio agradecer, dizendo que estava precisando muito daquele abraço, naquele momento. Um gesto tão simples e tão transformador…

Jesus ensinou os discípulos com seus gestos e atitudes e no final, não tinham entendido nada… Vamos  olhar para nossa vida e entender a mudança necessária. Aprender com Jesus a transformar nossa vida para que seja melhor, importando-nos com os outros e partilhando o que somos e o que temos. Assim o fardo fica mais leve para todos… (Ir. Mírian)

DSC_6406