15.10.2018

Professor

Duas qualidades importantes para a vida do ser humano: sabedoria e prudência. Sabedoria na hora de discernir o que é verdadeiro, o que é importante em nossa vida. Um jovem vai afoito a Jesus para saber se o que já faz está certo, baseado nas Escrituras, observando rigorosamente os mandamentos. Um fiel cumpridor das leis. Mas fica desapontado com a resposta de Jesus, que o olhou com amor: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (Mc 10, 21).  Ao ouvir isso, o jovem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus falou a seus discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” (Mc 10, 23b).

O problema maior do jovem, como de muitos hoje, é a falta de sentido na vida. Ele percebe que ainda falta alguma coisa. Jesus testa o jovem: vende tudo e segue-me. Seja livre de tudo o que pode atrapalhar o seguimento, desapegue-se. Todas as preocupações da vida atrapalham  a leveza da alma, pois a prendem e sua essência é a liberdade! Temos tantas possibilidade hoje, mas nos falta sempre algo a mais.

Os discípulos também não entenderam esta dura afirmação de Jesus:” É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus!” (Mc 10, 25). O maior perigo é perder o sentido da vida.

Professor, sua missão é grande: você é luz e ajuda para os jovens e crianças desanimados e tristes; que você tenha a liberdade de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. 

Que Deus lhe dê muita sabedoria na hora de agir e falar e muita prudência em todas as suas ações e pensamentos verbalizados para que Deus encontre espaço em cada um de seus educandos para poder agir, iluminar e transformar a vida de cada um. 

Parabéns pelo seu dia! Muita sabedoria e prudência para você!

Ir. Mírian Simon