21.12.2017

O Sim de Maria

Typical catholic image of Madonna with the child printed in Germany from the end of 19. cent. originally designed by unknown artist and taken in village Sebechleby in middle Slovakia.

Nesse advento, a Liturgia apresentou vários personagens que prepararam os homens para a 1a vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na caminhada. Ela é modelo de fé e de esperança aos que aguardam a manifestação da Salvação.

Jesus veio ao mundo para torná-lo a sua nova casa, habitando em cada ser humano que o acolhe como Maria ao dar o seu SIM ao anjo e se tornar o primeiro templo vivo do Salvador…

As Leituras bíblicas nos falam dessa realidade…

Na 1ª Leitura, Davi prepara uma MORADA para Deus. (2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16)

Davi, já idoso, mostra-se insatisfeito em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do Povo, estar numa simples tenda, debaixo de uma lona… Por isso, deseja construir um templo. O Profeta Natã lhe diz: “Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo…”Deus lhe PROMETE uma casa, uma dinastia perene… da qual nascerá o Messias, o verdadeiro templo.

A 2ª Leitura é um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. (Rm 16,25-27)

O Evangelho mostra a realização da promessa de Deus: MARIA recebe o mensageiro divino e pronuncia o seu SIM. Torna-se então a nova Arca da Aliança, a MORADA de Jesus, preparada pelo próprio Deus. (Lc 1,26-38)

– Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso…  Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi.

– Mas o olhar de Deus não se voltou para as cidades famosas da Judéia,  mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré)…  com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo:

+ A Saudação do Anjo: Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo.”

  A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura mãe de Jesus mas sobretudo porque o “Senhor está com ela…”, antes mesmo de conceber…

* O Senhor está conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco? A alegria de Natal só pode ser plena, se o Senhor estiver conosco?

+ A Proposta de Deus: “Conceberás um Filho..”.

Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, de ainda não viver com um homem, o Anjo lhe garante: “O Espírito Santo descerá sobre ti… e conceberás e darás à luz um Filho… E como garantia, o Anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice… “porque nada é impossível para Deus…”

 + A Resposta de Maria: Diante disso, Maria dá o seu SIM:

  “Eis aqui a “Serva” do Senhor,  ‘FAÇA-SE‘ (Fiat) em mim segundo a tua palavra.”

  * O “Faça-se” de Deus criou do nada todas as coisas… O “Faça-se” de Maria tornou possível a Redenção…  O “Faça-se” de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus que esperava a colaboração dela para realizar o projeto de amor e salvação. Maria torna-se a “arca da Aliança” da Nova Aliança, pois ela carregou no seu próprio seio a Palavra encarnada do Pai. Se Maria é a arca, Jesus é o “Templo” no qual Deus habita e é encontrado. Nesse templo não há o véu que esconde o rosto de Deus, pois ele é a imagem do Deus invisível. Um templo muito mais precioso que o templo desejado por Davi:

A História de Maria o que tem a nos dizer?

  1. Deus ama os homens  e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo.
  2. Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: Através de um Sim incondicional aos projetos de Deus. Ele espera também o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus.
  3. Maria torna-se instrumento de Deus  Uma jovem “mulher” de uma desconhecida aldeia, mas disponível em acolher e testemunhar com amor as propostas de Deus.
  4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus?

    Maria respondeu com um “sim” total e incondicional… A exemplo dela, também devemos dar o nosso “Sim” generoso, numa atitude de entrega total a Deus

  1. Como é possível essa entrega total a Deus?

    Através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus.     Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele. O caminho é o mesmo ainda hoje… para todos nós… A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor. E o nosso coração e a nossa família serão uma MORADA para o Salvador. Só assim o “Senhor estará também conosco…” e a nossa alegria nesse Natal será completa…

(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 24.12.2017)