06.02.2019

O silêncio de Jesus para vencer o ódio.

Man in pray before a cross at sunrise.
Man in pray before a cross at sunrise.

 

Frente às pessoas que só buscam gerar discórdia, divisão e escândalo, inclusive dentro da família, é preciso agir da mesma maneira que Jesus agia frente aos que o perseguiam: o silêncio. Jesus usava o silêncio para derrotar o diabo quando este se metia no coração das pessoas.

Jesus, na sinagoga de Cafarnaum, se revela ao povo proclamando que as palavras do profeta Isaías se cumpriam nele: “Hoje se cumpriu essa passagem da escritura, que vocês acabam de ouvir”. Diante do rebuliço provocado entre os ouvintes, mostrando a descrença e o espanto pelas palavras de Jesus, seu compatriota do qual conheciam toda a vida, o Senhor responde com palavras duras, causando a ira do povo: “Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e O levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo”, diz o Evangelho.

Aquelas pessoas não se comportavam como pessoas, mas como “um bando de cães raivosos que o expulsaram da cidade. Não raciocinavam, gritavam. Jesus ficou em silêncio. Levaram-no até  ao alto monte com a intenção de lançá-lo ao precipício”. A dignidade de Jesus: com o seu silêncio,vence aquele bando selvagem e vai embora, pois não tinha chegado ainda a hora.

A mudança de atitude dos habitantes de Cafarnaum – que começaram a ir à Sinagoga impulsionados pela curiosidade de testemunhar o que Jesus faria e diria, a querer assassiná-lo – responde à ação do diabo. A mesma coisa que aconteceu na Sexta-feira Santa: as pessoas que no Domingo de ramos fizeram festa para Jesus e disseram ‘Bendito és Tu, Filho de Davi’, diziam “Crucifica-o”! Tinham mudado.O diabo semeou a mentira em seu coração, e Jesus fazia silêncio.

O ensinamento de Jesus é que “quando existe este modo de agir, de não ver a verdade, deve-se permanecer em silêncio. O silêncio que vence, porém, através da Cruz. O silêncio de Jesus. Quantas vezes nas famílias começam as discussões sobre política, esporte, dinheiro, uma vez, depois outra e aquelas famílias acabam sendo destruídas naquelas discussões em que se vê que o diabo está ali, que quer destruir. A verdade é silenciosa, a verdade não é barulhenta. Não é fácil o que Jesus fez, mas há a dignidade do Cristão que está fundamentada na força de Deus.

Com as pessoas  que não tem boa vontade, com as pessoas que buscam somente o escândalo, que buscam somente a divisão, que buscam somente a destruição também nas famílias: silêncio e oração.

(Papa Francisco – Homilia, Casa santa Marta)