24.01.2018

O relato de uma experiência – MFJ 2018

A aspirante da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, Elidia Viana, fez um depoimento sobre a experiência vivida na 5ª Edição da Missão Franciscana da Juventude (MFJ), realizada em Agudos e Bauru/SP.

Aspirante Elidia Viana
Aspirante Elidia Viana

Leia o relato da jovem aspirante sobre os momentos sentidos no encontro com os outros jovens da Igreja Católica:

“Bom, falar da missão enche meu coração de alegria, pois foi justamente numa missão que encontrei meu caminho com Cristo.  A missão em Agudos/Bauru foi muito emocionante desde o primeiro dia que chegamos e tivemos um momento com Jesus Eucaristico. Foi forte. O reencontro com pessoas especiais que marcaram minha vida.

Foram vários momentos marcantes, mas para mim o melhor foi quando chegamos na paróquia Santo Antônio, a rua estava um silêncio, mas quando entramos no salão tinha um ministério cantando e louvando pela nossa presença, foi emocionante.

A vivência na paróquia foi linda. Fizemos visitas nas casas e entidades, pintamos uma creche e o mais emocionante pra mim foi pedir leite e material de higiene de porta em porta. Eu percebi que as pessoas são generosas, mas também percebi que muitos ajudaram por causa das entidades, e fiquei imaginando como deve ser difícil pra um morador de rua bater na porta das pessoas pedindo algo pra comer e  muitas vezes batem à porta na cara e dizem que não tem nada pra dar. Eu na minha vida fiz muito isso, e há tão pouco tempo bateu uma mulher na porta da casa da minha mãe e eu não atendi. Fazendo esse gesto percebi a grande hipocrisia que carrego em meu coração, pois muitos bateram pedindo alimento e muitas vezes não dei atenção. Isso marcou muito a minha vida nessa missão.

Ser franciscana é isso: dar aos que precisam sem olhar a quem, é preciso dar com amor e não por status.

É preciso respeitar aquele que sofre. É preciso amar a todos sem olhar qual é sua situação.”

Aspirante Elidia Viana