02.03.2018

“ O Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos.” (Mt 21, 33-46; Gn 37, 3-4.17-28)

Purple Grapes In Scenic Vineyard

+ Busque criar um ambiente propício para a oração deste dia: espaço externo, atitude interna, silêncio…para viver mais intensamente este momento.

+ Faça a oração preparatória, a composição vendo o lugar, a petição da graça para esta semana: “ o dom de uma especial sensibilidade para captar a voz do Senhor, proferida no nosso eu mais profundo e na realidade que nos envolve”.

+ Leia as “indicações” abaixo como ajuda para “entrar em oração”.

Na perspectiva bíblica, a vinha aparece sempre como aliada do ser humano; ela nos ensina a viver em harmonia com a água, com a terra e com todos os seres, numa relação de aliança.

A primeira relação do ser humano com a vinha, portanto, não é de posse, mas de acolhida, por ela ser dada em herança. Todos os bens da Criação são recebidos por nós como uma bênção fecunda para todos.

A vinha é dada por Deus em função da vida. A vinha não foi dada em herança para o consumismo, mas para a vida, para a convivência fraterna, a solidariedade, a partilha. Somente a vivência dessa relação do ser humano com a vinha possibilitará novas relações sociais e ambientais, o novo tempo de paz e de justiça.

Por isso a Vinha é sagrada e é lugar de contemplação e encontro íntimo com o Criador; ela é o teatro da glória de Deus, isto é, da manifestação da presença divina.

O ser humano é chamado a trabalhar com o Criador; cuidando da Vinha, para que ela seja fecunda e alimente a alegria de todos.

A vinha é dada por Deus em função da vida. Por isso a Vinha é sagrada e é lugar de contemplação e encontro íntimo com o Criador; ela é o teatro da glória de Deus, isto é, da manifestação da presença divina.

E o ser humano é chamado a trabalhar com o Criador, cuidando da Vinha, para que ela seja fecunda e alimente a alegria de todos.

O Evangelho de hoje revela que, quando as pessoas rompem a aliança com Deus e se afastam d’Ele, a vinha fica estéril. Quando uns poucos se apropriam dela como donos, ela passa a ser o lugar da espoliação, da devastação, da morte e deixa de ser espaço para a convivência fraterna e solidária.

Por sua atitude de arrogância e de autossuficiência, o ser humano explorou exaustivamente a vinha herdada e a destruiu, depredou, aniquilou, tomo posse dela…Assim, não foi respeitoso para com o Criador que a ele reservou a missão de cuidar da sua vinha e de compartilhar os seus frutos.

Há um clamor generalizado que emerge da realidade desafiante enfrentada pela humanidade: o Planeta Terra está gravemente enfermo e as consequências trágicas estão por toda parte. Diminuição das fontes de água potável – desertificação – degelo polar – furacões – queimadas – extinção de várias espécies de animais – falta de alimento – doenças – migrações forçadas…O desequilíbrio dos ecossistemas pode comprometer, de forma irreversível, todas as formas de vida sobre a terra.

Ferir a Vinha é ferir o próprio Criador. E uma voz ecoa das profundezas da destruição: “Que fizestes de minha vinha?”

A criação é um dom de Deus que deve ser acolhido com reverência, respeito e louvor.

Enfim, a parábola do Evangelho de hoje aponta para uma relação de acolhida agradecida e reconhecida para com a Vinha, pois ela é o lugar no qual não só existimos, mas somos chamados a uma plenitude de vida, em aliança e comunhão com o Deus Trindade.

Somos todos “lavradores” encarregados de tornar a vinha fecunda.

Somos todos “trabalhadores” que temos de prestar contas a Deus dos frutos de sua vinha, que não nos pertence.

+ Leia atentamente o evangelho indicado para a oração de hoje e considere o sentimento de maravilha que cresce em seu coração diante da missão de ser colaborador no grande jardim do Criador.

 Assumir gestos de cuidado para com o meio ambiente: reduzir, reciclar, reutilizar, replantar.

(Retiro quaresmal)