29.08.2019

Novinter 2019 – Formação à todo vapor!

Paz e bem! 

Nos dias 05 à 09 de agosto, aconteceu na Casa de Encontro das Irmãs do Verbo Encarnado, mais um Curso do Novinter promovido pela CRB Curitiba/Núcleo Paraná, com a presença do assessor Pe. Carlo Maria  Battistoni, FFCIM – Filhas e Filhos do Coração Imaculado de Maria, cujo tema enfocado foi Cristologia.

Um encontro muito profundo e marcante com as Noviças e Noviços das respectivas Congregações Religiosas: Irmãs Beneditinas da Divina Providência, Irmãs do Divino Salvador, Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, Irmãs Franciscanas de São José, Pequena Obra da Divina Providência e Sociedade de São Francisco de Sales. Além da presença da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente, Comunidade Canção Nova e Diocese de Toledo.

Que alegria poder estar em comunhão com vários carismas, em busca de um mesmo ideal! Neste encontro, os formandos puderam fazer uma reconstrução das “ideias” que temos de Jesus, para assim, terem a oportunidade de fazer uma verdadeira experiência de quem é Cristo verdadeiramente. Nossas noviças voltaram animadas e revigoradas para prosseguirem na formação e missão! Louvado seja Deus! 

Formação à todo vapor!

Noviciado… Tempo de silêncio, oração… E formação! Que aliás, está a todo vapor… Louvado seja Deus! 

Nos dias 26 e 27 de agosto, aconteceu na Casa Provincial das  Irmãs da Copiosa Redenção, mais um Curso do Novinter promovido pela CRB Ponta Grossa/Núcleo Paraná, com a presença do assessor Pe. Matthias Ham – Diocesano, cujo tema dos trabalhados foi “A consistência na construção da vocação”.

O processo formativo de nossas Congregações Religiosas e Dioceses foi muito discutido e partilhado. Um encontro que, mais uma vez, abriu nossos horizontes para uma formação mais humana e espiritual com nossos Noviços(as) e Postulantes, estendendo-se assim, na formação permanente.

Estiveram presentes as Congregações: Copiosa Redenção, Padres Cavanis, Servas Missionárias do Espírito Santo, Franciscanos(as) Menores Missionárias, Nossa Senhora das Dores e Santa Cruz e nós, Franciscanas de Ingolstadt. 

Vários carismas, um mesmo ideal! 

Deste precioso encontro ressoa uma frase muito forte deixada pelo assessor para cada formando: “Estou em formação, quando sei o que deve ser formado em mim!” Com toda certeza foi um encontro que mexeu com as estruturas de cada jovem e Congregação presentes! Que este encontro ajude nossos formandos(as) a buscarem uma verdadeira autenticidade e liberdade no seguimento de Cristo, dentro da realidade de cada um, para assim, tornar-se dom total! 

Nossas noviças voltaram com muito conteúdo para ser digerido dentro do processo formativo e, assim, prosseguirem na caminhada! Louvado sejas meu Senhor! 

(Ir. Ana Karoline)