06.02.2017

Missão com os Frades Menores Missionários

“Onde mandar eu irei, seu amor eu não posso negar” (por Irmã Isabel Simeoni).

janeiro de 2017 missoes 1041Entre os dias 24 e 29 de janeiro, a experiência vivida na Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, foi esplêndida. Os Frades Menores Missionários e outras irmãs já estavam reunidos há dias quando tive a possibilidade de fazer parte do grupo de missionários. Que experiência marcante!

Como geralmente na região praiana passamos alguns dias de férias de descanso, não imaginamos que existiria uma comunidade forte e atuante.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, tem atividades riquíssimas nas diversas pastorais e atividades sociais no cotidiano. A paróquia celebra neste ano seu jubileu de 40 anos, e para celebrar à altura, iniciou a ano jubilar com a Missão dos Frades Menores Missionários e para continuar a grande celebração, para ela ser completa e repleta de bênçãos, a programação foi bem intensa. Após o encerramento da missão, a comunidade preparou-se para o Cerco de Jericó, que acontecerá à partir de 25 de fevereiro.

Durante os dias que participei vivenciamos coisas extraordinárias e únicas. A cada benção uma revelação especial. Cada sorriso, cada olhar, cada acolhimento mostrava a grandiosidade do amor de Deus para com cada um, seja no palácio ou no casebre, seja rico ou seja desprovido de bens materiais, seja com aquela pessoa em situação de rua e dependente de álcool e drogas que fica a “beira do caminho”, aquele que nos causa medo e até repugnância, mas é destes que a força nos vem.

Com os dependentes foi uma experiência única. Cantamos e rezamos com eles embaixo de uma seringueira na Praça da Matriz. Um deles disse: “sou evangélico, mas não posso esquecer Maria, ela está no meu coração”. Eles cantaram e se emocionaram conosco, o que também tocou o nosso coração de maneira especial. Eles nos levam a Deus.

Estes dias foram com muito acolhimento, atenção, carinho, bênçãos, celebrações que marcaram a comunidade e a vida das pessoas que lá encontram-se. Estar a beira-mar como Jesus muitas vezes esteve e passar na vida das pessoas recebendo e deixando a mensagem de Jesus e de sua Palavra é ter a certeza de que estamos fazendo o que o nosso Papa Francisco nos pede: “Saiam de suas casas e vão ao encontro das ovelhas”.

As celebrações e os encontros trouxeram à tona as realidades que a sociedade vive e acolhe: crianças, jovens, famílias e comunidades o que sempre era bem participativo e envolvente. Foram momentos de graças e bênçãos para todos e para cada um. Paz e bem!