14.08.2019

Mensagem da Ir. Paula Krindges

images                                                                                                 Imagem do Google     

Ingolstadt, 12 de agosto de 2019.

Querida Ir. Romana. Queridas Irmãs.

Estamos na oitava da festa de Santa Clara. Não tive condiҫões de me dirigir a vocês antes ou no dia de nossa querida santa, pois estive inteiramente ocupada com a preparaҫão e a realizaҫão do Capítulo Regional da Região Alemã (08 e 09 de agosto) e com a celebraҫão do jubileu de 50 e 60 anos das jubilares deste ano, mais a celebraҫão comum dos Votos de todas as Irmãs, que ocorreu ontem.

Comeҫando uma nova semana, dirijo-me a vocês com o pensamento voltado para a vida e a mensagem de Santa Clara. Ela conseguiu expressar a Inês de Praga sua íntima e profunda vivência com Cristo através da imagem do espelho, objeto tão familiar para as mulheres: “Olhe dentro desse espelho todos os dias, ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelhe nele, sem cessar, o seu rosto, para enfeitar-se toda, interior e exteriormente, vestida e cingida de variedade (Sl 44,10), ornada também com as flores e roupas das virtudes todas, ó filha e esposa caríssima do sumo Rei. Pois nesse espelho resplandecem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, como, nele inteiro, você  vai poder contemplar com a graҫa de Deus.” (4 In, 15-18)

Celebrando a vida de Santa Clara, louvamos a Deus por ter suscitado esta grande santa na sua Igreja e a ter colocado para nós como inspiradora de nossa vida.

O Capítulo Regional da Região Alemã, ocorrido nos dias 08 e 09 de agosto, exigiu grande esforҫo do pequeno grupo de Irmãs alemãs, com as quais Deus ainda permite que vivamos. O tema central da preparaҫão e da realizaҫão do Capítulo foi a “esperanҫa” (cf Heb 6, 18-19). Em toda a parte, na sala do Capítulo, visualizavam-se âncoras, como a dizer que, apesar do “pequeno resto”, as Irmãs da Casa-Mãe olham para o futuro com esperanҫa. Oraҫões e sugestões são importantes porém, não pode faltar a consequente aҫão. Deus ajude as Irmãs a realizarem os pequenos passos que foram discernidos conjuntamente!

Foram reeleitas as Irmãs Edith Heubl (Superiora Regional), Cäcilia Wohlmuth (Assistente Regional), Pia Pfeifer, Anna Roßkopf e Salome Hrubesch (Conselheiras Regionais).

Aproveito, ainda, para parabenizar a Ir. Romana, seu Conselho e as Irmãs da Comunidade de Altamira por terem assumido uma nova tarefa, desafiadora, difícil, quem sabe. Mas é para isto que as Franciscanas de Ingolstadt foram chamadas, para irem às periferias, que podem se apresentar de muitas maneiras, e aos pobres, que também podem se apresentar de muitos modos. Parabéns! Que a graҫa de Deus acompanhe as Irmãs em cada decisão e em toda a aҫão!

Queridas Irmãs, em breve estarei entre vocês. Já me alegro com isto!

Hoje vai o meu abraҫo para cada uma via Internet.

Ir. Paula Krindges

Superiora Geral.