11.09.2017

Juventude, protagonismo de uma nova formação

Entre os dias 08 e 10 de setembro, a Juventude Franciscana (JUFRA), se reuniu em São Paulo para uma formação que teve como tema “Juventude, protagonismo de uma nova formação”.

No que se refere ao tema o intuito era para que cada um pudesse “voltar” com a mente em outra frequência, perceber que em tudo exige dedicação e esforço. Cada um é convidado a voltar para a missão com nova perspectiva de Animar, Envolver e Fortalecer cada um dos participantes na sua função e Fraternidade.

“O tema e o lema do Encontro foi apresentado pelo Secretário Regional de Formação no Espaço Observar. “O nosso movimento é uma resposta eclesial e franciscana a um momento histórico complicado no Brasil, o Regime Militar de 1964, por outro lado, a Igreja se viu empenhada em abrir as janelas para o sopro do Espírito. Por isso, em 1971, um grupo de jovens do Paraná inicia um novo jeito de ‘formar’ acompanhados de Frei Eurico de Mello. Os jovens são os protagonistas e o resultado disso é o Manifesto da Juventude Franciscana do Brasil. Hoje, o que vemos em nossa realidade é corrupção de um lado e do outro um Papa latino-americano pedindo uma Igreja em saída com a Alegria do Evangelho. O que nós, Juventude Franciscana, estamos fazendo com a nossa história? Estamos protagonizando? No último dia nos dirigimos ao Departamento de Ordem e Política Social do Regime Militar (DEOPS). Ali, os jovens entoaram a Oração de São Francisco e leram o último parágrafo do Manifesto: “Está é a vida que nós jovens da JUFRA, apesar de nossa fragilidade, queremos viver. Concluímos, reafirmando que cremos no Amor de Deus, que está em nós, que está no nosso irmão, que está nas criaturas que nos rodeiam, e que nos conduz para uma visão otimista e esperançosa do mundo, do homem e da história. Guiados por Francisco e Clara de Assis, reafirmaremos nossa vontade de seguir o caminho de Cristo. A ele, honra e glória pelos séculos. Amem.
Em seguida, todos seguiram para o Convento e Santuário São Francisco, onde participam da Eucaristia presidida por Frei Mário Tagliari, OFM, que foi Assistente Espiritual Regional da JUFRA quando foi oficializada a fraternidade paulista da Jufra, em novembro de 1999. O encontro foi encerrado com um almoço na OFS das Chagas. O próximo encontro da Fraternidade Regional acontecerá no próximo ano, na cidade de Ribeirão Preto, para o CORJUFRA Eletivo e Celebrativo dos 45 anos do Regional de São Paulo”. (Vinicius Fabreau).

Nós, Irmãs Franciscanas de Ingolstadt (Isabel e Rosiane) que tivemos a possiblidade de participar do encontro, agradecemos pelo convite e pelo carinho. Paz e bem.