13.07.2018

Jubileu da Ir. Inês

Comemoramos neste dia 1 de julho o Jubileu de Prata da Ir. Inês. Foi um dia muito especial, sempre marcado por intenso frio nesta época, mas este estava ensolarado, quentinho, claro e envolvente. Muitos sacerdotes estiveram presentes, concelebrando esta, uma solenidade da Igreja Católica, hoje realizada a cada 25 anos.  A origem do jubileu é bíblica, como é possível verificar em Levítico 25:1-17. O ano do júbilo se abre com o toque da trombeta, chamada em hebraico “jobel”, daí o nome jubileu.  A legislação antiga previa a prática da libertação do escravo e a devolução das propriedades a cada sete anos.  A nova legislação declarou santo o quinquagésimo ano onde era proclamada a libertação para todos os moradores do país. Será o ano do júbilo, onde não semearão. Será um ano sagrado e que comerão o que o campo produzir.

Jubileu é também o nome da solenidade em que se recebeu a indulgência plenária. É um aniversário solene, é também um grande espaço de tempo. Os jubileus mais comemorados são o jubileu de prata, referente aos 25 anos e o jubileu de ouro referente aos 50 anos.

A maioria dos familiares e muitos amigos da Ir. Inês estavam presentes, todos comovidos e agradecidos por participarem desta oportunidade única, festejando junto este dia de Ação de Graças.

A Missa foi o ápice de toda celebração, muito participada, cantada com devoção e entusiasmo, os rituais que elevam a alma. O celebrante principal discorreu sobre a vida da Ir. Inês e nos apropriamos um pouco de sua jornada até aqui. Agora são mais 25 anos de caminhada até o próximo jubileu, de ouro….

Após a Missa, houve um almoço festivo no salão de festas, muito bem preparado e ornamentado pelas Irmãs residentes nesta acolhedora casa de Encontros. E a sobremesa? Um delicioso bolo com docinhos, tudo confeccionado ali mesmo. Se você quer conhecer um pedacinho do céu, é só ir ali…

Em seguida, as homenagens no salão de festas, preparadas por cada comunidade. Momentos de recordações, surpresas, aplausos, risos, lágrimas, encantamento…

À noite, nossa tradicional festa junina. Que animação!!! Do que tinha de comes e bebes, nada faltou!!!! Pinhão, cachorro quente, pipoca, doces juninos, quentão, vinho quente… Uma festa e tanto!!!

Agradecemos a Deus por nos ter reunido nesta grande confraternização, num clima de alegria e altruísmo, com o qual o tempo também colaborou. Que Deus seja louvado! Parabéns, Ir. Inês e que Ele a recompense por todo o bem que você semeia e por sua entrega a Ele. Meu carinhoso abraço, Ir. Mírian.