26.08.2016

Histórico do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida

Em 1947 houve a fundação do Terceiro Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida – Moema – São Paulo -SP, pelas Irmãs:

    1. Ir. M. Fridolina Lautner (Superiora) (17.12.46)
    2. Ir. M. Cáritas Ficker (17.12.46)
    3. Ir. M. Erentrudis Rieder (23.12.48)
    4. Ir. M. Anselma Alt (21.01.47)
    5. Ir. M. Thekla Zeller (21.01.47)
    6. Ir. M. Concórdia Steger (23.12.48)
    7. Ir. M. Gabriela Martin (23.12.48)

Missão inicial:

    • Pequena Escola Primária: “Instituto Nossa Senhora Aparecida”, em 22.01.47
    • Casa para jovens que queriam partilhar o ideal franciscano, (Aspirantado)

Em São Paulo, a grande comunidade de Irmãs do Colégio Nossa Senhora Aparecida, foi como que a Casa-Mãe brasileira da Congregação das Franciscanas de Ingolstadt até 1989, quando se estabeleceu o Centro Comunitário Santa Elisabeth com essa finalidade. Foi referência de acolhimento das Irmãs e colaboradores da Associação Cultura Franciscana que usufruíram de sua hospitalidade por ocasião de eventos institucionais.

Em 1947, quando as Irmãs vieram de Aiuruoca a São Paulo, a pequena escola primária, comprada das Irmãs Servas do Espírito Santo, localizava-se em uma região de periferia, cercada de campos, sem ruas asfaltadas e com poucas casas. Atualmente, Moema é um dos mais valorizados bairros residenciais, com um comércio pujante, restaurantes, centros de diversões e, em meio a ambiciosos prédios, está o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida das Franciscanas de Ingolstadt. O Colégio possui hoje Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2 oferece também os períodos Integral e Semi-Integral.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida é a alma do bairro de Moema e o Colégio é o seu coração. Por meio dos estudantes que frequentam o Colégio, cheios de entusiasmo e cujos pais fazem questão de uma boa educação religiosa, o Colégio irradia o espírito de Jesus Cristo a centenas de famílias. A Capela é visitada regularmente pelos pais, estudantes, ex-alunos para momentos de oração e espiritualidade. Maria, a Mãe de Deus, venerada sob o título de Mãe Três Vezes Admirável, que afinal é a própria Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Colégio e do Brasil, muitas vezes manifestou seu auxílio admirável e miraculoso a pessoas em grande aflição.

  • 1949 a 1956 – 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental
  • 1953 – Começaram a ser erguidos o 1º e 2º andares, até 1964.
  • 1957 – Curso Normal
  • 1958 – Início da construção do auditório, inaugurado em 1960.
  • 1973 – Curso de Auxiliar de Laboratório
  • 1978 – Foi adquirida a residência – esquina Jauaperi e Juriti, onde está hoje o atual Celfran.
  • Em 1990 – Construção do Ginásio de Esportes, anexo ao Colégio.
  • 2004 – Inauguração do Centro Franciscano de Cultura, Esporte e Lazer – o CELFRAN. – O Consa passou a ser denominado Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida.
  • 2007 – O Consa celebrou seus 70 anos. Inauguração do atual prédio da Educação Infantil. Início do Curso Integral e Semi-Integral
  • 2012 – Desenvolvimento e implantação de nova proposta de Língua Inglesa.
  • 2016 – O Consa assume as aulas extracurriculares de Inglês, oferecendo aos estudantes um curso com uma abordagem de aprendizagem mais contemporânea, promovendo nas crianças e jovens uma atitude positiva de autoconfiança face à aprendizagem de língua inglesa.
  • 2016 – Início da reforma do Auditório, presente dos 80 anos do Consa. Nesse ano, o Consa assumiu também a alimentação dos estudantes do Integral, Semi-Integral e lanches da Educação Infantil. Várias reformas foram necessárias para atender as necessidades.
  • Em 2016 também houve a mudança do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida para a Rua Macaú. Em julho tem início a reforma do 2º e 3º andares, que eram reservados às irmãs e visitas, em salas de aula, atendendo as necessidades dos novos tempos.

Hoje, norteados pelos valores franciscanos, consideramos a educação como um processo, o qual deve considerar de perto os tempos e espaços em que se desenvolve, em uma atitude de estudo, acolhimento e respeito à vida.

O Consa promove o cuidado especial com o estudante em cada uma das etapas do seu desenvolvimento e com o processo de ensino-aprendizagem, visando à formação do ser humano em sua totalidade. Oferece uma educação que busca o equilíbrio entre a importância do saber acadêmico e as exigências do cotidiano, sem abdicar dos valores humanistas, respeitando a diversidade sociocultural em prol da qualidade de vida.

Há uma preocupação grande com a evangelização, por isso, as aulas iniciam, todos os dias, com um momento de espiritualidade, os estudantes participam de encontros com a Pastoral, oferecemos preparação para a 1ª Eucaristia e Crisma. Há momentos de formação para os pais, professores e colaboradores. A ambientação do Colégio mantém símbolos que expressam nossos valores cristãos. A Capela é muito frequentada por pais, estudantes e colaboradores.

Os pais valorizam a presença das Irmãs, os estudantes confiam nas Irmãs, vão ao encontro e as têm em grande estima.

Olhamos para o futuro com esperança porque este lugar é um legado que nossas Irmãs nos deixaram e é muito abençoado. Acreditamos que continuará sendo, no futuro, um espaço de evangelização, de formação acadêmica reconhecida, colaborando assim com as famílias e com uma sociedade mais fraterna, justa e solidária, comprometida com o cuidado da Casa Comum.

A Vida Consagrada é referência para as famílias, testemunhando o amor de Deus, o compromisso com o amor ao próximo, sobretudo com os pobres, o respeito à vida e a sustentabilidade do Planeta.

Precisamos sempre estar atentas aos sinais que Deus nos envia, como também às necessidades que a Igreja e a Sociedade apresentam, uma visão de mundo aberta, coerente e ousada, com uma formação profissional de qualidade e vivência fraterna que dê sustentação para o exercício da Missão, transformar o vale de lágrimas em Vale de Graças.

Que Nossa Senhora Aparecida continue sendo a Mãe e protetora deste espaço de evangelização e, nós Irmãs, possamos olhar para ela como referência no escutar e fazer o que o Seu Divino Filho nos pede.