25.09.2018

Francisco e o Beijo do Leproso

Num belo domingo do Tempo Comum, jovens franciscanos reúnem-se para fazerem uma experiência “nada comum”! A experiência foi no Hospital de Hansenianos de Pirapintingui/ Itu-SP. Este Hospital foi inaugurado em outubro de 1932. Neste tempo, o local acolhia muitos doentes da então “temida” Lepra, a internação era compulsória. Atualmente, o Hospital Doutor Francisco R. Abrantes, atende em regime de internação aproximadamente 120 pacientes, o que em alguns anos atrás o número era bem maior. A maioria deles fica sozinha e praticamente não recebe visitas de seus familiares.

A experiência realmente não foi comum!! Pois, após algumas explicações, refletimos o texto que fala de Francisco de Assis e o beijo do Leproso, o que nos levaria a uma imagem do século XII; este foi o período da conversão e mudança de vida de Francisco.

Para Francisco, beijar o Leproso, foi o maior “sair de si”, pois, o que mais era repugnante, chegou em sua Alma. Por isso, o “Amargo se tornou doce”.

Para todos, a experiência de passar uma tarde com aqueles que, de certa forma, estão “mortos” para a sociedade, foi única.