22.07.2016

Encerramento do Capítulo Geral

Após a conclusão dos trabalhos do Capítulo Geral, Irmã Paula Krindges presenteou as Irmãs Capitulares com nova carta, esta dirigida a todas as Irmãs.

“Fiz a abertura deste Capítulo através de uma carta dirigida às nossas fundadoras Diemuth e Margareth. Vou encerrá-lo com outra carta, dirigida a todas as Irmãs:

Queridas Irmãs presentes e ausentes.

Estivemos reunidas durante uma semana e realizamos nosso Capítulo Geral, no qual celebramos o passado das Franciscanas de Ingolstadt, olhamos atentamente para o presente da Congregação e discernimos juntas alguns caminhos para o futuro. Pedimos a Deus que continue nos conduzindo segundo a sua vontade.

Para simbolizar o esforço que as Franciscanas de Ingolstadt da atualidade fazem para manter acesa a chama do Carisma escolhi o burrinho.

encerramento_capitulo_geral (1)

O burro mereceu aparecer em vários textos bíblicos. Por exemplo, esteve presente no nascimento de Jesus, aquecendo-o com seu hálito. Carregou Maria e o Menino quando fugiram para o Egito. Igualmente carregou Jesus quando este entrou triunfalmente em Jerusalém, antes de sua paixão.

O burro é um animal de carga, modesto e fiel. Nenhum caminho é difícil para ele. Teimoso e obstinado também é, por vezes. É humilde e paciente.

Nós, Franciscanas de Ingolstadt, estamos firmemente engajadas no serviço aos outros, através de nossas múltiplas atividades. Nós também carregamos fardos. Os fardos dos projetos, das pastorais, da manutenção de imóveis, da preocupação com as finanças, da carência de vocações, do envelhecimento dos membros, das diferenças culturais podem se tornar, por vezes, bastante pesados.

Mas não desistimos tão facilmente. Às vezes trabalhamos até o esgotamento. Nem sempre tomamos a tempo as decisões mais acertadas e sofremos as consequências disto.

Porém, queremos carregar as pessoas a nós confiadas, principalmente as que estão nas “periferias existenciais”, segundo o Papa Francisco, com paciência. São estas as pessoas que não conseguem carregar sozinhas o seu fardo.

Nós queremos carregar esse fardo em nome de Jesus. Aliás, essas pessoas não são um fardo, porque são nossas irmãs e nossos irmãos.

Que as palavras de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve,” (Mt 11, 28-29) continuem sendo nossa motivação e nossa força no peregrinar futuro.

Por tudo, Deus seja louvado e engrandecido!

A todas vocês, Irmãs, a gratidão e o meu afeto.

Irmã Paula Krindges 

Superiora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Agradecemos as orações, mensagens e comunhão em preces ao longo desses dias de Capítulo Geral. Que Deus continue abençoando e iluminando todas as Irmãs para que possam realizar, com alegria, sua Missão.

Ir. Paula Krindges lendo sua carta
Ir. Paula Krindges lendo sua carta