10.11.2018

Dar sem medida

Parents hands handing poppy flowers
Parents hands handing poppy flowers

A Liturgia desse domingo nos fala do espírito com que devemos fazer as nossas OFERTAS. São protagonistas nas leituras de hoje DUAS VIÚVAS, pessoas frágeis e carentes, segundo a sociedade antiga, mas muito generosas em doar…

Na 1a Leitura, temos o Exemplo da viúva de Sarepta. (1 Rs 17,10-16)

O povo vivia numa época difícil de seca e fome. O Profeta Elias chega à cidade de Sarepta, morto de fome e sede… Encontra uma viúva a quem lhe pede água e pão.

– Ela dispunha apenas de um punhado de farinha e um pouco de azeite… Ela oferece tudo o que tem e Deus abençoa a sua generosidade: proporciona alimento, para ela e para o filho, durante todo o tempo da seca.

* Deus não abandona quem dá com alegria. A generosidade, a partilha e a solidariedade não empobrecem, pelo contrário, são geradoras de vida.

A 2ª Leitura nos apresenta o Exemplo de Cristo, o Sumo Sacerdote, que se doa inteiramente pela salvação da Humanidade. (He 9,24-28)

 O Salmo convida a confiar no Deus da vida, que ampara a viúva e o órfão e confunde o caminho dos opressores. (Sl 146)

No Evangelho, vemos o Exemplo de outra viúva. (Mc 12,38-44)

 Jesus senta-se perto da caixa de esmolas no templo e observa:

– De um lado, uma pobre viúva, oferece discretamente duas moedinhas;

– Do outro, gente importante dá solenemente grandes quantias…

Jesus censura o gesto dos fariseus e louva a GENEROSIDADE da viúva. A oferta da viúva era pequena, mas era tudo o que ela tinha. Deus não calcula a quantia que damos, mas o amor com que damos.

Duas viúvas, simples e humildes, revelam a grandiosidade dos pequenos gestos. Toda oferta que brota do coração tem valor incalculável aos olhos de Deus. A hospitalidade da primeira é compensada pelo milagre de Elias e a humilde generosidade da segunda merece de Jesus um grande elogio.

+ Se Jesus viesse hoje em nossa igreja, o que ele enxergaria?

– A que grupo nós pertenceríamos?

– Quais as pessoas que mais oferecem na comunidade?

O Padre, os ministros, os animadores das pastorais? É difícil responder…  Mas eu tenho a certeza, que muitas pessoas humildes, silenciosas, muito ocupadas, oferecem à comunidade um serviço semelhante à oferta da viúva:  oferecem com sacrifício TUDO o que podem…  E Deus não se deixa vencer em generosidade…

– E se Jesus olhasse as nossas OFERTAS, o que teria a dizer?

São ofertas generosas, dadas com alegria, como gesto de amor e de fé, ou é um jeito para se livrar de uns trocadinhos? Podemos dar uma esmola material, podemos partilhar nosso tempo, nossos conhecimentos ou até nossa alegria com um sorriso.

E se olhasse o nosso DÍZIMO?

É uma oferta para retribuir a Deus um pouco do muito que recebemos e assim participar na manutenção da nossa religião? Ou apenas nos lembramos quando precisamos de um serviço da comunidade, dando a idéia que é uma taxa para comprar algum sacramento?

Na Bíblia, encontramos com freqüência uma verdade: Deus, embora criador de todo o universo, sempre quer e exige ofertas da parte dos homens.

– Assim já nas primeiras páginas da Bíblia, encontramos os homens oferecendo em sacrifício as primícias de seus trabalhos, como homenagem de gratidão a Deus.

– Encontramos: Abel e Caim oferecendo um sacrifício a Deus. (Gn 4)  Deus aceitou o de Abel e rejeitou o de Caim…

– No Antigo Testamento: tinham taxas fixas: o DÍZIMO…

– Primeiros cristãos: punham os bens em comum…

A Igreja retomou o Dízimo, como um dos PRECEITOS, que os nossos católicos esquecem com muita facilidade.

O costume do dízimo foi introduzido por Deus.

No Livro de Malaquias, Deus se queixa de quem o “enganava“, por não pagar “integralmente”…  (Ml 3,6-10) à Será que ainda hoje há gente, que continua enganando?

QUANTO se deve dar?

Deus não nos dá uma taxa fixa. Deixa a critério de nossa generosidade. Entre os Antigos, dava-se o Dízimo (10%), atualmente muitos cristãos dão o Centésimo (1%) da renda familiar, outros o correspondente a um dia de trabalho por mês… Deve ser uma verdadeira oferta, não apenas uma esmola insignificante…

No Evangelho, vimos muitos ricos colocando grandes quantidades, e a única pessoa que impressionou a Cristo foi a pobre viúva, que não pôs muito, mas deu tudo o que tinha, e com alegria.

Dízimo não é doação apenas de dinheiro. Podemos dar também o nosso tempo, em favor da comunidade…Tudo pode ser feito com gestos muito simples, como o da viúva…

– Como partilhamos aquilo que somos e temos? A Escritura nos garante: “Deus ama a quem dá com alegria”. (2Cor 9,7)

  Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 11.11.2018