26.08.2017

Cristo e a Igreja

Rome - Mosaic from st. Peters cathedral - keys for Peter and power of pope

A Liturgia nos propõe hoje dois temas fundamentais da fé cristã: CRISTO e a IGREJA.

Na 1ª Leitura, Isaías mostra como uma pessoa se tornava ministro da casa real através da entrega das chaves do palácio real.  Eleaquim é aqui figura de Pedro a quem Jesus confiará o governo supremo do Povo de Deus. (Is 22,19-23) Essa imagem nos ajuda a entender melhor o Evangelho de hoje.

 A 2ª Leitura é um convite a contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a Ciência de Deus, que realiza o seu projeto de Salvação do homem. (Rm 11,33-36)

No Evangelho, vemos Jesus entregando a Pedro as chaves. (Mt 16,13-20) Da adesão dos discípulos a Jesus, como “o Messias, Filho de Deus”, nasce a IGREJA: a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada ao redor de Pedro.

O texto tem duas partes: – A primeira, de caráter cristológico: Quem é Jesus Cristo?

– A segunda, de caráter eclesiológico: Que é a Igreja?

  1. Jesus interroga os discípulos:

    O que as pessoas dizem dele e o que os discípulos pensam? – Para os “homens” Jesus é um homem extraordinário, bom e justo, como tantos outros homens antes dele.

– Para Pedro e os discípulos, Jesus é muito mais:  “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” .

2. Jesus responde à confissão de fé

 A fé da comunidade dos discípulos, apresentada pela voz de Pedro, é o fundamento sobre o qual Jesus vai assentar a Igreja.

IGREJA: É a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como “o Messias, o Filho de Deus”. Ela existe para testemunhar Cristo e para levar a todos os homens a proposta de salvação que ele veio oferecer. Para isso, é confiado a Pedro e à Comunidade o “Poder das Chaves”. Uma missão particular para manter a unidade da fé em Cristo. Lembra a nomeação do “Administrador do Palácio”, de que fala a primeira leitura.

+ QUEM É CRISTO Hoje?

Apesar do secularismo cada vez mais difundido e de um abandono da prática e das tradições cristãs cada vez mais generalizado: é interessante notar como a pergunta continua atual:

– Para os JOVENS, Jesus representa a novidade, a contestação de uma sociedade e de um sistema envelhecido, árido, privado de fantasia e criatividade…

– Para as MASSAS OPRIMIDAS, Jesus aparece como o Libertador, o símbolo de uma esperança, que não está somente num futuro misterioso…

– Para os AGENTES de Obras sociais, Jesus é um revolucionário, que luta  contra a injustiça, a opressão, a exploração do homem pelo homem…

– Até as pinturas apresentam hoje Jesus Cristo em vestes extravagantes e coloridas de um Hippie, ou de um barbudo guerrilheiro “procurado”.

E NÓS também fazemos questão de ter uma IMAGEM de Cristo: de pedra, madeira, ferro, ouro, às vezes como peça preciosa de arte…

Seu NOME é cantado em festas, em momentos de alegria e até de boemia, e é recordado nos momentos de apuros, como último recurso…Tudo isso revela uma realidade positiva: O nosso mundo não pode prescindir de Cristo. Nossa História está tão marcada por ele, que não se pode ignorá-lo.

+ Quem é Jesus Cristo para mim?

Para responder, não basta procurar na memória alguma fórmula que aprendemos no catecismo, ou ouvimos de outros ou lemos nos livros. É preciso procurar no coração, em nossa fé vivida e testemunhada. Assim descobriremos o que Jesus representa, de fato, em nossa vida. Cristo não é um personagem histórico morto do PASSADO.

Ele ressuscitou e está vivo.

– Ele vive ainda hoje no menor dos irmãos: vive no mendigo, no migrante, no bêbado, no revoltado, no pecador, no ladrão…

– Ele vive dentro de nosso coração. Ele vive em seus familiares, em seus irmãos. Ele vive no coração de todos.

– Ele nos fala ainda HOJE no seu Evangelho: que devemos conhecer com fidelidade, que devemos viver com autenticidade, que devemos anunciar com renovado ardor missionário…

+ Lugares de encontro com Jesus Cristo (Doc. Aparecida 6.1.2) :

 Na fé recebida e vivida na Igreja; na Sagrada Escritura; na Sagrada Liturgia (especialmente na celebração eucarística dominical); no Sacramento da Reconciliação; na Oração pessoal e comunitária; na Comunidade viva na fé e no amor fraterno; nos pobres, aflitos e enfermos… Descubra a felicidade de servir, de amar, de perdoar, e Cristo se encarnará em cada um de seus gestos, e se encarnará em cada rosto de pessoa humana que você encontrará ao longo de seu caminho.

+ Dia dos Catequistas e dos Ministérios Leigos:

Nesse domingo, a Igreja recorda e louva a vocação de tantos homens e mulheres que se dedicam incansavelmente na construção do Reino de Deus. A eles a nossa gratidão.

(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 27.08.2017)