02.11.2016

Creio na vida eterna

Sad Girl                       

         A certeza: nossa morte foi redimida pela morte e ressurreição do Senhor.

          O dia de finados é um dia  para celebrar a esperança.Na liturgia da igreja encontramos o sentido mais profundo desta esperança no memorial da morte e ressurreição do Senhor.

           “Jesus é o verdadeiro Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Morrendo, destruiu a morte, e, ressurgindo, deu-nos a vida’. (Missal Romano-Prefácio da Páscoa I)

             “Por ele, os filhos da luz nascem para a vida eterna; e as portas do reino dos céus se abrem para os fiéis redimidos. Nossa morte foi redimida pela sua e na sua ressurreição ressurgiu a vida para todos”. ( Missal Romano – Prefácio da Páscoa II)

               “Ele continua a oferecer-se pela humanidade, e de vós (Pai) é nosso eterno intercessor”. (Missal Romano- Prefácio da Páscoa III)

                 “Vencendo a corrupção do pecado, realizou uma nova criação. E, destruindo a morte, garantiu-nos a vida em plenitude”. (Missal Romano- Prefácio da Páscoa IV)

                 “Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”. (Missal Romano- Prefácio dos fiéis defuntos I)

                   A Fé: quem crer em Jesus Cristo terá a vida eterna!

                   É o próprio Jesus que nos convida a um ato contínuo de fé. É preciso acreditarmos n’Ele e nos unirmos a Ele para vivermos plenamente.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais.“ ( Jo 11,25-26)

                   “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa, que vê o Filho e n’Ele crê, tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia “. ( Jo 6,39-40)

                       “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,51)

                        A oração: une a Igreja Peregrina e a Igreja Celeste.

                       A oração pelos falecidos é uma tradição da Igreja. Ao nos lembrarmos deles, agradeçamos a Deus o bem que fizeram entre nós e peçamos ao criador que os perdoe de alguma falta que cometeram. Eles não estão longe de nós, pois fazem parte da comunhão dos santos. Apesar da tristeza e da saudade, temos certeza de que estão participando da glória de Deus.

                        Na fé, elevemos a Deus nossas orações em favor dos que partiram e, também, dos que sofrem com a ausência de seus parentes e amigos queridos.

Dai-lhes, Senhor o repouso eterno.

  1. E brilhe para eles a vossa luz.
  2. Senhor, que a luz eterna os ilumine no convívio dos vossos santos, porque sois bom.
  3. Daí-lhes, Senhor, o repouso eterno e brilhe para eles a vossa luz, porque sois bom.
  4. Abri-lhes, Senhor, a porta do paraíso.
  5. para que vivam na pátria onde não há morte, mas eterna alegria.
  6. Senhor Jesus, dai aos que morreram o repouso eterno.
  7. Pois derramastes por eles o vosso sangue precioso.
  8. Não sabemos nem dia e nem hora em que seremos chamados por Deus. Por isso, glorificando a vida que Deus nos deu, rezemos juntos:
  9. Senhor Deus, aumentai a nossa fé na ressurreição, para que nossa vida de hoje seja semente de uma nova vida que irá nascer na eternidade. Ajudai-nos a valorizar o dom da vida, para que sejamos sementes de eternidade. Ajudai-nos a permanecer fiéis, mesmo nos momentos de dor e separação, para que vivamos como testemunhas da ressurreição que Cristo nos conquistou na Cruz. Ajudai-nos a compreender a morte como um chamado para maior comunhão com a Santíssima Trindade. Amém!

                           (Secretariado Arquidiocesano de Pastoral)