11.10.2016

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

LA01-10743 (2)

               A oração de Consagração à Nossa Senhora Aparecida, rezada pelo Papa Francisco durante a Santa Missa, celebrada por ele no Santuário Nacional de Aparecida, foi recebida com carinho por fiéis e religiosos.O novo texto inclui duas referências a Jesus Cristo e passou a ser rezado oficialmente após as celebrações, já no dia seguinte à visita do Pontífice.

              A reitoria do Santuário informou que já era prevista  uma atualização da tradicional Consagração e que, com autorização da Santa Sé, o Papa foi convidado a rezá-la pela primeira vez.  De acordo com o reitor, padre Domingos Sávio, a liberdade para alterar a Consagração ocorre por ser um texto devocional, e não litúrgico. “Com a inclusão da figura de Cristo, a oração deixa de ser exclusivamente mariológica, fica mais completa”, afirma.

               Segundo o reitor, o texto foi bem acolhido, mas é preciso prática para que seja rezado sem ajuda de uma “colinha”. “Os devotos estão acostumados com o texto antigo, vai levar um tempo até que decorrem a nova versão. No começo causou estranheza, mas entendemos que Nossa Mãe Aparecida ficou ainda mais feliz”, avalia o reitor.

             Nossa Senhora conduz todo seu povo para Jesus. Temos que entender que tanto Nossa Senhora, quanto os santos nos levam a Jesus, que é o Bom Pastor. Nós rezamos com eles para chegar a Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

             Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nossa Senhor Jesus Cristo, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio de desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

               Consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, que nosso Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas.

                Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, Celestial Cooperadora e, com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente  nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!

  (Aurora de Moema, Out./2016)

         DSC_0015