19.03.2019

Dia de S. José: Comemorando…

Hoje, no dia de S. José, esse grande protetor de Jesus e Maria, que os amparou nas dificuldades e necessidades, sempre atento e humilde… comemoramos também o Aniversário de nossas Irmãs: Beatriz Polo, Clarice Ana Beal e Ir. Rosiane R. Santos. Parabéns, Irmãs!

A festa da nossa Ir. Rosiane, foi neste sábado, com a presença de seus  queridos familiares, que vieram demonstrar seu carinho e amor por esta IRMà sempre afetuosa para com todos. Às 17horas tivemos a Santa Missa, cujo celebrante foi o Frei Leandro, recentemente ordenado. Eis a transcrição de sua homilia:

“Deus, em sua inefável providência, escolheu José, para ser esposo de Maria, Mãe do vosso Filho; e nós, venerando-o na terra, como homem de elevadas virtudes, desejamos imitá-lo no caminho de perfeição.

O cumprimento do juramento a Davi, a promessa de uma linhagem Régia, é contemplada pela graça em José, descendente de Davi, como pai de Cristo. José, de alguma forma, já tinha sido predestinado em seu antepassado Davi.

Ali, Deus já preservava José para assumir essa responsabilidade.

No âmbito da percepção, do notar e estimar, virtudes são realidades positivas e concretas que expressam a natureza extraordinária de uma pessoa. Mais ou menos como a laranja. Quando exprimida (vida doada), dá o seu melhor, a vitamina C…. E quais as virtudes de São José que foram expressas, e necessitamos visualizá-las, para bem vivermos estimulados por ele?

Dentre tantas virtudes que a igreja reconhece e pede a Deus sob o patrocínio de José, destaco as invocações de: justíssimo, castíssimo, prudentíssimo, fortíssimo, obedientíssimo, fidelíssimo.

  1. Justíssimo: “José, seu marido, era justo” (Mt 2, 19)
  2. Castíssimo: José era esposo de Maria, vivendo com ela um matrimônio de maneira santa e com muito amor e respeito. Soube aceitar Jesus como Filho de Deus. Concebido no seio de Maria por obra do Espirito Santo.
  3. Prudentíssimo: José levou para o Egito Maria e o menino Jesus para fugir da crueldade de Herodes Magno, antigo rei do judeus.
  4. Fortíssimo: A vida de São José transcorreu na história do povo de Deus, eivada de desafios do tempo.
  5. Obedientíssimo: Com docilidade a fé, seguiu os apelos do Senhor durante o trajeto de sua existência. A vida desse constitui “uma vida que segue o ritmo de Deus” (Stefano de Flores, teólogo e escritor).
  6. Fidelíssimo: “E a vossa lealdade é tão firme como os céus” (Sl 88).

Contudo, o “medo”, quer romper, tirar de nós enxergar essas possiblidades reais.

“Medo” do que Deus tem reservado a nós. Essa foi a sensação de José, quando recebeu a responsabilidade de assumir uma mulher grávida. O medo nos faz perder o sono, dá vontade de desistir, de abandonar o projeto de Deus. Mas somos convidados a firmar nossos pés na ‘esperança e na fé’ (Rm4, 18). A segunda leitura traz a recordação de Abraão. Em outro contexto, nos é mostrada a entrega total de Abraão a Deus, no sacrifício de seu único filho. Se ele escondesse seu filho de Deus, ou seja não o imolasse, veja quanta coisa Abraão deixaria de viver.

José viveu sua completa adesão ao projeto de Deus. Abandonou-se todo a Deus, acreditando na Palavra de Deus e deixando-se guiar pelas mãos do Criador. O próprio Papa João Paulo ll afirmou: ‘São José era um homem justo, fiel e dócil à Palavra de Deus. Envolvido de perto no mistério da encarnação, foi-lhe pedido que acreditasse naquilo que humanamente era difícil compreender. Viu desabrochar em Maria uma vida que era de origem divina, e só a fé lhe permitiu não fugir diante do mistério: ‘não temas José’ (Mt 1,20). A exortação do anjo faz-nos intuir os temores, embora tão humanamente compreensíveis, tornando-o próximo de nós’. Aceitando e concretizando a proposta de Deus, ele foi fiel até o fim”.

Após a Missa, a tradicional sessão de fotos, seguida pelo delicioso jantar, culminando com o bolo festivo, pudim, feito com carinho pela mãezinha da Ir. Rosiane, sorvete…. Parabéns, querida Irmã! Somos muito felizes com sua iluminada presença!

E hoje, o dia oficial do nascimento, o Padre Valdeci Conti também celebrou a Santa Missa, agradecendo pelo precioso Dom da Vida de nossa Irmã Rosiane. E mais um bolinho, regado com o amor de todos à sua volta. Parabéns, muitas felicidades!!! Continue sendo luz e contagiante alegria.

Paz e bem!!!   (Ir. Mírian Simon)