02.09.2019

Colocar-se no lugar do outro

Jesus blessing sick poor man, healing from disease, salvation after prayer
Istock

 

A Palavra de Jesus é sempre desconcertante para nós. Quem segue Seus passos, tem que ser sensível e bom: isso é fundamental na caminhada…

Ser bom é ser livre. Jesus foi convidado por um chefe da alta sociedade da época, arrogante, cuja intenção era testá-Lo. Sempre que Jesus encontra com um fariseu, há conflito. Cada um quer se sentar em lugar de destaque, querendo ser o primeiro, estar acima…  

Jesus aproveitou esse momento para fazer uma catequese: páre com isso, de querer sentar constantemente num lugar proeminente, de querer ser sempre o primeiro…

Jesus nos pede para ficarmos ao lado do outro, de colocarmo-nos no lugar dele… Todos devem ter o necessário, o mínimo para sua sobrevivência: um andarilho passa por um restaurante de onde exala o aroma da saborosa comida: há dias que não come e sabe que continuará sem poder se alimentar…. alguém de nós já sentiu essa compungente dor? 

Todos temos o direito de sermos felizes, de termos uma vida digna. Em Jesus nossa vida tem uma outra perspectiva; quem mais precisa de bondade e de misericórdia são os que se mostram, aparentemente, mais fortes. O grande desafio é termos um coração misericordioso. A fraqueza está naquele que humilha, engana, explora, corrompe…

A mudança está no interior, dentro do mais íntimo de cada um. O mundo está precisando de solidariedade, de bondade, de compaixão e de misericórdia.

Vamos nos colocar no lugar do outro, perceber seus sentimentos, suas dores e angústias.      Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

(Ir Mírian Simon)